2008-02-18

A Primeira Vez de Coltrane


Este Post é especialmente dedicado aos fãs de Trane , o tema apresentado apesar de ser de pouco mais de dois minutos tem uma particularidade que o torna muito especial , é a primeira gravação de John Coltrane , o primeiro registo da sua enorme discografia , decorria o ano de 1951 e Coltrane viva a sua 25ª primavera .
Passado mais de meio século Trane continua a ser idoltrado por uma legião de admiradores que sem algum tipo de comtemplações o consideram o melhor saxofonista de todos os tempos e o musico mais influente no desenvolvimento do jazz moderno











Curiosamente poderemos concluir deste pequeno solo que neste momento precoce da sua carreira Trane tinha já perfeitamente defenida a essencia da sonoridade que caracterizaria a sua musica e a qual cultivaria intensamente durante os seus mais 16 anos de vida , Coltrane foi-lhe sempre fiel apesar dos muitos e diferentes trilhos musicais que percorreria , uma sonoridade única e inconfundivel .


Solo     Gravado em 1951 , a primeira gravação efectuada por Coltrane






E já que falamos de Coltrane gostava de dar um pouco mais a conhecer desse excelente musico que teve uma influencia tão decisiva no desenvolvimento do jazz . Contrariamente á maioria dos musicos que procuraram novas vias e tiveram influencia maior nas directrizes do jazz , a musica de Trane que alterna entre momentos de contemplação e extase com gritos de dor e revolta , parece ser mais uma impossibilidade de ser diferente do que uma opção musical consciente , os sentimentos expressos são genuinos , intimos e muitas vezes violentos , variando entre a beleza
comtemplativa do universo e a dor duma existencia contorbada , um vulcão embalado no seu adormecimento mas que a qualquer momento acorda libertando violentamente tudo o que a alma já não consegue guardar .





Em concerto Trane transfigurava-se , a sua musica tornava-se muitas vezes agressiva , violenta e provocadora , poucos desses concertos foram gravados condenando ao esquecimento uma das facetas mais interessantes e polémicas da obra do musico e uma das razões na base da incompatibilidade latente entre Miles e Coltrane que levaria á cisão de uma das mais famosos quintetos de jazz da historia .






Como poderão constatar na entrevista do 2º video a critica era bastante desfavoravel a esta forma ortodoxa de abordar o jazz , facto que alias não parece ter exercido qualquer entrave ás convições inabalaveis de Trane que prossegiu impavido e sereno , indiferente á critica , atitude que lhe .
valeu o epiteto de " O jovem furioso " .







O 1º video traz-nos um tema que já varias vezes foi aqui postado , Afro Blue , não foi composto por Trane , da autoria de Mongo Santamaria , adapta-se clinicamente á sua sonoridade e readquire um nova vida no saxofone de John Coltrane .







O video seguinte não é prpriamente um video , trata-se duma entrevista a Coltrane acompanhada por fotos das suas obras , remonta á época do lançamento de um dos mais importantes albuns do musico , Giant Steps , decorria o ano de 1959 . Não existem muitas entrevistas do introspectivo e reservado Coltrane , a personalide recatada de Trane contrasta fortemente com a exuberancia da sua musica , quer se goste ou não , é impossivel ficar-lhe indiferente .






O ultimo video ,o tema de Miles So What , apresenta-nos um "dream time" do jazz , Miles Davis e John Coltrane , um casamento breve que deixou marcas profundas em Miles , marcas que influenciriam as suas decisões e consequentemente o futuro do jazz . O famoso quinteto que gravou a sua primeira obra em 26 de Outubro de 1955 era aina composto por Red Garland , Paul Chambers e Philly Joe Jones .










Desleixo Suicida


Queria dizer aqui uma coisa , perigosa , um pouco como atirar gasolina para um incendio na fase de rescaldo , de consequencias imprevisiveis , mas mais vale agora , depois de aparecer morto já não haverá nada a fazer ...

Vitima do meu desleixo , deixei passar o dia de S Valentim sem fazer aqui um post á minha namoradita , que de facto o merecia imenso porque é uma pessoa maravilhosa , o que torna a minha omissão ainda mais descarada e justifica plenamente todos os meus receios .
Quando uma vez esqueci o seu aniversario passei 3 meses a dormir no sofa , a pão e agua (se me entendem ... ) e por grande favor a coisa passou apenas com um reprimenda escrita no livro de reclamações do nosso namoro e um aviso , mais um brincadeira dessas resultaria numa extração que me condicionaria a viver de pao e agua o resto dos meus dias , percebem agora as minhas preocupações ?

Além disso já não encontro mais desculpas para não comer o que ela cozinha e não lhe posso simplesmente dizer que tenho medo que me envenene como retaliação pelo meu esquecimento .
Sei que disse que ela é uma miuda maravilhosa , meiga , terna , querida , e não é uma contradição , a historia ensina-nos que as piores vinganças foram sempre obra das mulheres mais doces , quando o mel se transforma em fel mantêm-se as proporções .

Se é verdade que uma mulher enervada é pior que um homem bebado , não é menos verdade que uma mulher ferida no sua sensibilidade femenina é pior que um fosoforo num paiol , tudo somado é igual a um homem infeliz , corroido pela consciencia , noites infernais de pesadelos relacionados com extrações , esfomeado mas com medo de comer , desejoso de pedir perdão , mas consciente que tocar no assunto pode despoletar uma catastrofe , alguma vez pensaram que um simples e pequeno desleixe pudesse ter consequencias tão trágicas ?

Bom , não adianta mais fugir com o rabo á seringa , por isso quero pedir publicamente perdão á minha deusita , não volta a acontecer , juro , e apesar de não me agradar nada a ideia da extração não é o motivo que me leva a faze-lo , faço-o porque ela é a miudita mais doce , terna e gira á face da Terra , porque me tem aturado para alem da paciencia divina e foi uma atitude imperdoavel não lhe dizer como ela é importante para mim , numa data que foi criada especialmente para isso , para dizer aquilo que deviamos constantemente repetir mas não o fazemos , afinal quem naõ gosta de ouvir que é amado ?

Deixo uma prendita pra minha deusita , que boca suja é essa ai atras , de estar a dar graxa ? Não acreditas neles pois não deusita ?





Mas afinal quem era S Valentim e porque está tão ligado ao relacionamento entre membros do sexo oposto ? Conta a lenda que Valentim era um padre que, no século III, casava, em segredo, os jovens pares de namorados.
O Imperador Cláudio II, reconhecendo que os melhores soldados eram solteiros, tinha proibido os mancebos de contraírem matrimónio e Valentim, ao ousar celebrar casamentos, foi descoberto, preso e condenado à morte por decapitação.
Ainda acreditam que o amor é saudavel ?

Apesar de ter falecido há 17 seculos , St Valentim continua a provocar manifestações bizarras nas pessoas e não me refiro a oferecer rosas e bonbons , realizou-se uma manifestação anti St Valentim num pais Arabe , alegando que Deus criou o homem para rezar e sofrer , não para ter prazer . Além do mais St Valentim seria também um herege que teria participado na tomada de Córdova , acontimento histórico que curiosamente ocorre mil anos depois da morte do santo .