2007-11-14

O País Que Temos

Estranhamente , parece ter chocado imenso o poder judicial a afirmação de um euro-deputado ingles da extrema-direita de que a nossa policia é corrupta e não existe uma tradição de respeito pelos direitos-humanos .
Onde terá o tipo ido buscar esta ideia ?
Não temos nada que aponte nesse sentido , bom , alguns processositos a policias por trafico de droga ou armas , desvios de dinheiros e droga aprendidos a traficantes , extorsões a troca do perdão de multas , que alias envolveu apenas uma centena de policias , não é de forma alguma associação criminosa , coisas menores que nem sequer justificam a expulsão , uns videos de espancamentos a adolescentes em plena rua , mas isso faz parte da democracia e nas esquadras por vezes acontecem acidentes , uma cabecita decepada para esconder um tiro á queima-roupa , algumas mortes inexplicaveis , alguns espancamentozitos para arrancar confissões , tipo a mãe da Joana toda pisada , mas carago , caiu nas escadas , não foi ?
Sabe-se lá onde terão caido os outros ...

A indignação fica-lhes muito bem mas dificilmente branqueará o facto de que a policia portuguesa ainda não perdeu a triste noção herdada do facismo de que está acima da lei e que tem obrigações e direitos punitivos , sobretudo quando os prevaricadores pertencem a estratos sociais desfavorecidos .
Se estas atitudes são deploraveis , as das cupulas cuja primeira abordagem é habitualmente a negação , a segunda a solidariedade para com os "justiceiros" , não é melhor , mas enquadra-se na logica existente no amago das forças policiais , castigar os pobres que descaradamente calcam a linha e proteger os ricos que tiveram o triste azar de a calcar , uma mão lava a outra e as duas lavam a cara , tão simples quanto isto ... Estou a ser cinico , não estou ? Afinal se assassinos , violadores , pedofilos , traficantes e ladrões vivem num clima de impunidade , porque não há-de a policia também ?

É o pais que temos , é abrir o jornal , numa pagina lemos que são recusadas reformas a pessoas com doenças cancerigenas , noutra que o Ministério da Justiça acaba de comprar 5 limusines para as cupulas e acessores , noutra que este ano serão gastos 3.800.000 euros em viagens de deputados ou que o Sr Victor Constancio aufere 280.000 euros (o dobro do que aufere o director da Reserva Federal Americana), virem mais uma pagina e encontrarão urgencias e escolas fechadas por falta de verbas , não virem de pagina ou vão assustar-se com o preço do novo aeroporto que diga-se a verdade nos faz bem mais falta que hospitais , escolas , maternidades ou aumento das pensões mais baixas ...

Mas não intimidem , as coisas vão de vento em popa , é o Sr Socrates que o diz e é lógico que sejam os empregados do governo a dar o exemplo , Srs professores deixem-se de tretas , não é um cancrozito na lingua que vos vai impedir de dar aulas ...