John Coltrane

Considerado pela maioria dos criticos como o maior jazzmen depois de Charlie Parker , John Williams Coltrane , nasceu a 23 Setembro de 1926 em Hamlet , Carolina do Norte .

Dois tems do album Soultrane de 1958 , ainda do perido Hard Bop
Good Baite
Theme for Erine
Em 1958 aceita o lugar de terceira voz melodica no sexteto de Davis ,acompanha-o em digressão pela Europa , onde o público atordoado descobre um Coltrane muito diferente do que os discos tinham revelado ,tempestuoso , agressivo , lançado perdidamente numa especie de descida alucinada aos infernos . Muitos ficaram escandalizados com tamanha profanação , desconhecendo que os anos 70 lhes reservaria muitas novas ocasiões para sufocarem .
Incrivelmente , apenas 3 anos mais tarde , 1961 , John Coltrane soaria assim , na companhia de Eric Dolphy no concerto de Stockholm
Impressions
Delilah

Habituados nos anos 55 a 60 a reconhecerem em Trane um Hard-Booper proximo de Sonny Rollins, mas mostrando uma veemencia e impaciencia consideraveis , cujas frases tensas , á beira da ruptura , sonoridade densa , fortemente timbrada e imcomparavelmente incisiva , atribuiam á sua imaturidade esta necessidade sem urgencia aparente , de saltar bruscamente para os agudos ou mergulhar nos graves , perdoavam-lhe pela compensação das ascenções liricas , frases robustas e seguras onde se manifestava uma fervente simplicidade de inspiração . Admiravam-lhe a continuidade da inspiração , a vitalidade do fraseado , a mordacidade e franqueza da sua sonoridade . Esperava-se que o tempo tornasse sensato o jovem musico que por vezes se deixava levar demasiado longe pelos seus entusiamos .
Uma interpretação majestosa de Round Midnight , na companhia de Miles Davis
Round Midnight

Tal não aconteceria , em vez de corrigir aquilo que se considerava serem os seus defeitos , deixou que estes invadissem e colonizassem a totalidade do seu discurso . O que se pensava serem efeitos parasitarios , mesmo falhas ivoluntarias , provou-se ser o essencial da sua arte . Infelizamente , nenhum disco viria a conservar a marca do novo estilo daquele a quem já chamavam "o jovem encolerizado" . Era por ocasião das actuações publicas do sexteto que se mostrava mais arrebatado , afrontando o furor das plateias frustadas nos seus hábitos queridos . Perante esta tumultuosa agressão sonora ficavam obrigatoriamente nus , desarmados , vulneraveis .

O tema My Favotite Things usado na banda sonora de Musica no Coração
My Favorite Things
O swing , que tinha servido de padrão a varias geraçoes parecia não o preocupar , desprezando a exigencia da regularidade ritmica , defenia uma nova maneira de swingar na qual era evitada toda e qualquer relação
direta com a infra-estrutura do tempo , quebrava os moldes tradicionais , permitindo espandir uma arquirtectura de geometrias turbulentas .

Tal atitude punha em causa o estatuto jazzico do lirismo , esta desmodelização anunciava a morte da nota como unidade significativa e um defunto compasso . Tal subversão melódica baseada numa ardente explosão de acordes e num permanente recurso ás frases e quadruplas colcheias impunha uma relação nova entre a produção e a comtemplação .
Mais dois temas de John Coltrane
Blue Train
Naima

revolucionarias , mas menos eriçadas , assim , é com naturalidade que forma em 1960 o seu próprio quarteto com McCoy Tyner no piano , Steve Davis no contrabaixo (substituido mais tarde por Art Davis e posteriormente Reggie Workman e Jimmy Garison ) , e o baterista Elvin Jones . Impressionado com as experiencias de Ornette Coleman e Eric Dolphy (com quem vira a fazer equipa) , abraça então a causa da vanguarda .

No entanto a sua arte irá renunciar em parte á agressividade , as linhas melodicas tornar-se-ao mais sedutoras , as sonoridades mais serenas . Abandona a exploração furiosa dos acordes em troca duma abordagem modal da improvisação . Neste ponto , como Coltrane reconhecerá , a influencia de Ravi Shankar e da citra , levarão a sua musica ao habito de se exprimir prolongadamente , até ter atingido um equilibrio entre a emoção , a ideia e o verbo . Juntar-se-lhe-ão influencias africanas latentes no uso das gamas pentatónicas .




Texto inspirada na obra Jazz Moderno de Henri Renaud