2008-11-28

Drum and Voice

Depois do ultimo post fiquei com a sensação que fui um bocado injusto com Billy Cobham da forma simplista como o apresentei . Por outro lado já escrevi muito sobre ele e chateia um bocado estar constantemente a oferecer flores , além de fazer parecer isto um cemitério . Contudo não posso deixar de sublinhar que não estamos apenas perante um dos maiores percussionistas de sempre , estamos também perante alguém que inovou radicalmente a forma de abordar o tempo e estamos sobretudo perante um compositor e arranjista fenomenal .


Para minimizar danos vou publicar uma das obras recentes de Billy Cobham , Drum and Voice de 2002 , um estilo diferente do que esperariamos mas a forma inconfundivel de tocar de Cobham e a procura de perfeição da composição atestam a sua impressão digital . O musico tem alternado do jazz erudito ao funkie , como é Natal não vou ser radical , ficamos com uma obra mais abrangente , leve , até podem acompanhar cantando ... Espero que gostem ....








Jah Spirit
Okky Dokky
Shadow
Jah Spirit
Africa´s Sound
I Want you Back
Hands Up
Leaving Now
Now That You´re Gone
Red Baron
Sensations


Drum and Voice I (porque existe o volume II) contou com a colaboração de muitos musicos , 19 no total dos dois volumes , a maioria italianos , provavelmente a obra terá sido gravada em Itália , não existem muitas informações disponiveis , de qualquer forma foram os seguintes musicos que colaboraram no Volume I

Armik Guerra - Trompete
Lino Nicolosi - Guitar
Marco Fadela - Percussão
Ricardo Fioravanti - Double Bass
Emanuele Cisi - Sax tenor e soprano
Luce deMauro - Cello
Randy Brecker - Trompete
Michael Brecker - Sax Tenor
Eddie Gomes - Double Bass


Se quiserem apreciar um pouco melhor a arte de Billy Cobham ficam alguns videos , o tema Stratus

Stratus

Para os apreciadores do genero , um solo de bateria

Drum Solo

O ultimo video , também um solo , não tem uma qualidade por aí fora mas escolhi-o pela particularidade de ter sido gravado em Évora durante oevento Évora cidade da bateria , uma especie de workshop dedicada ao instrumento e que contou com a presença de Billy Cobham .

Drum Solo , Évora Cidade da Bateria







Picture This

Tenho seguido com alguma atenção e regularidade o canal MEZZO que como devem saber é exclusivamente dedicado á musica e grande parte da programação dedicada ao jazz .
Não pude deixar de ficar surpreendido com o imenso numero de execelentes musicos , a maioria bastante jovem e desconhecidos(pelo menos para mim) , que tem aparecido recentemente na esfera do jazz .
O facto fez-me concluir que um dos pontos negativos deste blog tem sido o ostracismo a que tem sido sujeito o jazz contemporaneo , das poucas vezes que o fizemos foi quase sempre na area do jazz-rock e do smooth-jazz e as excepções de musicos jovens ligados ao jazz classico ficaram-se por Brad Mehldau , Dennis Roodman e pouco mais , de qualquer forma musicos já com um elevado estatuto .
Iremos de futuro tentar inverter esta situação , dedicando mais tempo ao jazz contemporaneo mas procurando sobretudo musicos jovens e desconhecidos , e no jazz quando falamos em jovens falamos duma faixa étaria alargada já que mesmo um excelente musico precisa geralmente de um bom par de anos para consolidar uma posição de destaque num meio onde a concorrencia é grande e a qualidade muito elevada . Dentro dos possiveis tentaremos preveligiar aqueles com ligações mais profundas ao jazz clássico , é uma promessa ...


Hoje não vamos escutar propriamente um jovem nem um desconhecido , contudo apesar de Billy Cobham contar actualmente 63 anos , produz (como alias sempre produziu) uma musica actualizada com a frescura propria da juventude e um ritmo invejável ou não estivessemos falando dum dos maiores percussionistas da actualidade .



O album Picture This editado em 1987 tem um elenco de luxo , Grover Washington Jr nos saxs soprano e tenor , Randy Brecker irmão do falecido Michael Brecker e outro lado da moeda dos Brecker Brothers no cornetim , Tom Scoot no sax tenor , George Duke nas teclas e Ron Carter no baixo . A obra está publicada na integra .


Two For Juan
Taurian Matador
Same Old Love
Coming Attrations
Sign On The Times
You Within Me Within You
The Juggler
Danse For Noh Masque
This One´s For Armando