2007-02-02

Flora Purim


Flora Purim nasceu a 6 de Março de 1943 no Rio de Janeiro . Uma das cantoras brasileiras mais conceituadas no mundo do jazz , possui imensas obras editadas , a solo , com o marido Airto Moreira , com variados musicos , mas hoje vamos dar atenção á sua obra ao lado dos Return to Forever .

Que eu conheça foi a unica voz , femenina ou masculina , usada por Chick Corea nesta banda por onde passaram nomes como Stanley Clarke , Al di Meola ou Jean Luc Ponty . A colaboração de Flora Purim é comum em muitos albuns da banda , escolhemos dentro das limitadas possibilidades de alguem que tem de roubar da net para vir aqui publicar , algumas musicas :




















Do album Light as a Feather editado em 1973 , com Joe Farrell no sax e na bateria o mariso fe Flora , Airto Moreira
Light As a Feather
500 Miles High
You Are Everything








Do album Return to Forever de 1972 , com Joe Farrell e Stanley Clarke
What Game shall we Play Today








Do album Lepcraunch ceditado em 1975 , com Joe Farrell , Bill Watrons no trombone e onde Eddie Gomez substitui Stanley Clarke
Looking at the World
Soft And Gentle
Lepcraunch Dream Part I




Art Blakey


  È uma historia conhecida nos bastidores do jazz que Art Blakey , o famoso baterista que formou os Jazz Messengers com Horace Silver , Kenny Dorham e Hank Mobley ,tornou-se baterista por uma capricho da natureza , neste caso da natureza humana . Art era um pianista mediocre , tocava em clubes de 2ª linha , quando um dia um gangster armado o obrigou a sentar-se na bateria e tocar . A verdade é que a partir desse momento abandonou o piano e tornou-se um dos notaveis bateristas do jazz .




   Nascido a 11 de Outubro de 1919 em Pittsburg , aficionado dos ritmos do continente negro , passou 2 anos na Nigéria a estudar os ritmos do oeste africano , é o mais barbaro e mais brutal dos drumers da era bop , foi contudo dos primeiros defensores da poliritmia , junto com Max Roach e Kenny Clarke influenciram a forma de tocar da maior parte dos bateristas vindouros .








   Art Blakey e Horace Silver ficariam pouco tempo juntos , o primeiro ficou com os direitos sobre a banda que manteve longos anos , os Jazz Messengers , que se tornariam num quinteto .
   AB pretendia que a banda se tornasse um viveiro de jovens talentos e a verdade é que entre outros Lee Morgan , Doanld Byrd , Freedie Hubard , Benny Golson , Wayne Shorter , Booby Timmons e Keith Jarret passaram por lá . Horace Silver criou a sua própria banda o Quintet Silver , apesar da separação o estilo musical de ambos manteria uma linha semelhante , representativa do funkie . Ambas formações tiveram imenso sucesso , num jazz mais melódico , brilhando pela simplicidade do discurso , ritmo bem marcado , capaz de captar facilmente o ouvido , renunciava as tropelias vanguardistas dos bopers , a irregularidade dos compassos , harmonias complexas , por vezes dificeis de reter melodicamente . Preconizava-se o retorno ás origens , aos blues , aos godspells , procurava-se um som capaz de provocar emoções fortes partindo da simplicidade musical que caracterizava esses estilos .


   Se muitos musicos de inspiração bebop viram nisso uma traição , a verdade é que tiveram o mérito de sensibilizar durante varios anos auditores totalmente desprovidos de cultura jazzistica .







  O tema   Blues ,   Art Blakey e os Jazz Messengers , do album A Night at Birdland
Os tems   If I Had You    e    Once in a While   do album de 1954 , Live at Birdland Café









Se gostaram , aqui ficam mais dois temas , do album Caravan a Take 2 do tema   Thermo  
e   Casino   do album Mirage