2007-10-02

Wes Montgomery









Wes começou a aprender sozinho guitarra no ano de 1943 , pouco apto para ler a pauta , tirava de ouvido os riffs mais dificeis dos dois maiores guitarristas até então conhecidos e que foram a sua principal influencia, Charlie Christian e Django Rheinhart , decomponha-os e reconstruia-os , criando uma técnica inovador na qual os solos eram fundamentalmente constituidos por sequencias de acordes em contraposição á habitual nota simples , técnica tão inovadora quanto exigente , mas cuja sonoriedade doce e desprovida de agressividade ( para o que também contribuia o facto de não usar palhetas ) , se diluia harmoniosamente e se adaptava na perfeição ao jazz .
Wes que também era um optimo solista na forma convencional da nota simples , ficou conhecido pelo uso de notas duplicadas em cordas diferentes , tocando simultaneamente a nota e a sua oitava , era a sua imagem de marca



Depois de ter acompanhado Lionel Hampton entre 1948-50 e ter gravado com os irmãos , também musicos , algumas obras sem sucesso , atravessou uma época dificil em que tocava em nights-clubs paralelamente com empregos diurnos e em 1960 grava a sua primeira obra " The incredible Jazz Guitar " que é um sucesso imediato e o coloca no 1º plano dos guitarristas de jazz







Talvez seja exgerado dizer que chegou e arrasou a concorrrencia , porque havia de facto concorrencia de peso como Johny Smith , na época o mais conceituado guitar-jazz do bebop e havia também Tal Farlow e Jimmy Rainey , contudo nenhum teria o peso de Wes na inovação e na técnica da guitarra jazz . Wes recusou abandonar a liderança da sua banda para se juntar a Miles Davis num momento em que as coisas até não lhe corriam tão bem , foi um acto de coragem , um musico que nunca tinha tido verdadeiramente sucesso vira as costas a Miles , poucos o farião , Wes devia acreditar cegamente em si e que a sua oportunidade haveria de chegar



























Alguns temas deste guitarrista do famoso album de 1960 , o seu primeiro e o maior sucesso de guitar-jazz da época , ainda hoje uma obra muito apreciada e uma referência incontornavél da história da guitar-jazz , The Incredible Jazz guitar


D-Natural Blues
West Coast Blues
Airegin
Four on Six




Para finalizar o tema A Night In Tunisia , o simbolo do bebop , composição de Dizzy e Parker , que junta tres dos grandes guitarristas do jazz Wes Montgomery , Kenny Burrel e George Benson e um tema que se ouve sempre bem , um dos maiores sucessos da musica sul americana Besame Mucho












Se forem apreciadores de musica mas sobretudo da guitarra , depois de terem ouvido Wes Montgonmery devem estar-se perguntando que guitarra maravilhosa é esta que ele toca , que tem um som tão doce e suave , é a Gibson que podem ver na foto





Moço de Recados

O pai sentado na cama ordena ao filho , vai lá em baixo á mãezinha e
diz-lhe para vir aqui ao quarto que preciso de escrever uma carta .
O puto volta com outro recado , a mãezinha diz que não pode , a
maquina de escrever está avariada , só escreve a vermelho .
Passado dois dias o puto está no quarto com a mãezinha e esta
ordena-lhe , vai lá em baixo ao paizinho e diz-lhe para vir aqui ao
quarto para escrevermos a carta .
O puto volta com outro recado , o paizinho diz que já não é preciso ,
escreveu a carta á mão .