2007-02-05

Astor Piazzolla


Astor Piazzola não terá própriamente rescussitado o tango , mas a grande parte da sua vida que dedicou ao estudo e compilação desta arte , contribuiu para a colocar de novo no lugar que por direito merece no panorama da musica universal . O tango estava no minimo moribundo , existia esporadicamente em algumas danças de salão e pouco mais , Piazzola literalmente rescussitou o tango em todo o mundo , interessou varios musicos consagrados por esta forma musical , Al di Meola , Gary Burton , Yo Yo Ma , Chick Corea , Caetano Veloso , Gerry Mulighan, Kronos Quartet , inspirou bandas como os Gotan Project e Richard Galiano e teve o mérito de sensibilzar musicos para a importancia da musica folk de caracteristicas tão marcantes como o tango , o fado , a
musette , ou o flamengo . Não é só o tango que está em divida com Astor e certamente só o futuro poderá quatificar a importancia da sua obra na recuperação da musica folk um pouco por todo o mundo .







Recuperando algumas destas colaborações de Astor com musicos de jazz
e não só , temos





Undertango   com Chick Corea do album Antologia Vol 1
De Mi Banderon   com Al Di Meola e Paco de Lucia
Deus Xango    com Gerry Mulighan
Oblivion    com Richard Galiano
Five Tango Sensations   com os Krono Quartet
El Tango    com Caetano Veloso
Duo   com Villa lobos




e continuando , se algúem me souber dizer porque é que esta musica se chama tango potugues , agradecia imenso ...
Portuguese Tango









Escolhi mais alguns temas de Astor Piazzolla , os requesitos da escolha são apenas o meu gosto pessoal






Scent of a Woman
Tango Apasionado
Milonga del Angel
Ressurection Del Angel
Perfume de Mulher








A proposito do Astor Piazzolla quero contar-vos uma história . Tava com um amigo a ver na net umas cenas sobre o Astor e ele pergunta ? Sabes o que é que ele tá a tocar? Respondi um acordeão , lógico ... Diz ele , não é uma sanfona . Juro que pensei que tava na tanga e respondi á letra e a rimar , á moda do Porto ... Depois tive de pedir desculpa porque a o Astor tava mesmo a tocar sanfona , no próxino post para quem não sabe , vamos falar da sanfona .


Opinioes e Afins

    Se pertecem ao grupo de pessoas que acham que o jazz é uma seca , acreditem que fazem parte dum enorme clube , maior ainda que o glorioso ...
    Por causa do jazz já ouvi bocas que nem vos passa , por exemplo a minha amiga Fatinha entra no carro e diz :
    - Ah , eu conheço isto , é jazz não é ? E não tens música ?
    O coitado do meu filho , que apesar de ouvir jazz desde que nasceu , não se deixa intimidar facilmente , quase chora :
    - Carago pai , deixa lá por rádio só um bocadinho , esta musica
poem-me tão deprimido , há anos que ouço isto , deixa lá por rádio, só um bocadinho .
    Já o meu pai que prima pela clareza da opinião , diz:
    - Caralho , esta merda deste radio ta estragado , toca sempre a mesma merda , ve lá se compras um radio novo .

    É verdade que a semantica do jazz é bastante diferente da musica comercial com que somos todos os dias bombardeados , mas o que mais confusão faz nas pessoas é o facto do jazz (na sua maioria) não ser cantado , tem imensa dificuldade em aceitar que a melodia que habitualmente ouvem interpretada por uma voz possa ser feita por um sax , um tromprete , um violino ou qualquer outro instrumento . Para a maior parte das pessoas é inconcevivel musica sem vocalização e o peso genético do habito é muito dificil de vencer . Parte-se do principio que obrigatoriamente a musica tem de procurar o ouvinte , não o oposto , tem de ser suficientemente superficial que não exija a completa atenção do espirito , temos de a compreender no ouvido sem precisar dedicar-lhe tempo precioso . A verdade é o que o jazz não quer ser amado assim numa superficialidade fácil , acho que nenhum amante quer . Mas não podemos interpretar este fenomeno baseado na complexidade do jazz . O fado por exemplo partilha com o jazz essa sensibilidade . Ou se gosta de fado ou não se gosta , mas pode-se aprender a gostar porque é uma arte com um universo proprio , de vivencias , de credos , de formas de vida . O jazz é como o fado uma experiencia de vida expressa musicalmente , se o compreendermos nesta base será talvez mais facil gostar dele .