2007-01-05

Third Stream


     O Third Stream representa uma corrente menos expressionista que as da época , mais impressionista e intimista , propos-se conjugar certas formulas de musica clássica com a sensibilidade caracteristica das interpretações jazzisticas .
     Não sendo quantitivamente muito fecunda , é ilustrada fundamentalmente por 3 grupos , o quarteto de Gerry Mulligan que incluia o trombonista Bob Brookmeyer mais tarde substituido pelo trompetista Chet Baker , o trio de Jimmy Giuffre e os Modern Jazz Quartet liderado pelo pianista John Lewis e mais tarde pelo vibrofonista Milt Jackson .



    Caracterizado por concepções frescas , imprimidas de uma grande doçura , recorreram a formações pouco vulgares na época , o quarteto de Mulligan não tinha piano , o trio de Giuffre naõ tinha bateria e o MJQ juntava dois instrumentos que na altura raramente se conjugavam num grupo de jazz , o piano e o vibrofone , o ideal subjacente era fornecer ao jazz a musica de camara .








    O Third Stream não fez própriamente escola , mas os MJQ mantiveram-se durante 40 anos e sempre fieis á filosofia do estilo . Os outros acabaram por abandona-lo ou simplesmente incorporaram outras influencias , sofreram evoluções e transformações , alteraram o sentido , de modo que o unico digno representante desta corrente acaba por ser os Modern Jazz Quartet .





     Um exemplo demonstrativo desta corrente é o album dos Modern Jazz Quartet , Blues on Bach , donde extraimos 4 temas . Os coros fantasticos que podem ouvir são da responsabilidade das Swingle Sisters .

Fugue in C Minor
Blues in C Minor
Air on a G Srting
Ricercaret



     Não podemos contudo desprezar o contributo de outros , como exemplo , estes três temas de Gerry Mulligan acompanhado por Chet Baker , do album Nights at Turntable

Makin' Whoopee
Walkin' Shoes
Darn That Dream

Ornette Coleman


Após a grande fogueira do bebop dos anos 40 , o jazz do ponto de vista das estruturas , parecia contentar-se em parafrasear ou repetir o discurso Parkeriano . Para além da escola de Lennie Tristano e dos seus discipulos , donde sobressaia Lee Konitz , a grande parte dos solistas era prisioneira da tendencia estilistica de Charlie Parker .







A chegada de Ornette Colleman veio alterar radicalmente as coisas .
Talvez o facto de muitas vezes tocar num saxofone de plastico possa elucidar-nos sobre as concepções de liberdade musical que possuia , não respeitava acordes nem travessões de compasso , abandonou o sistema harmonico tradicional , onde os diferentes acordes se sucedem segundo regras restritas , indo por vezes até frizar a atonalidade , pregava a não uniformidade métrica e a mais total liberdade melódica . Como todos os revolucionarios , foi vitima da imcomprrensão e do conformismo , acusado de não saber musica e não dominar o instrumento , viu mesmo durante um show o seu sax de matéria plastica ser-lhe arrancado das mãos e espezinhado .
OC foi o pai espiritual do New Thing e abriu as primeiras portas do free jazz , mais que a sua musica as suas concepções marcaram o jazz pós-moderno .


Nascido em Forth Worth a 19 de março de 1930 , autodidacta completo , aprendeu a tocar de ouvido o sax qua a mae lhe oferecera . A primeira orquesta onde tocou foi a da igreja do bairro . O seu primeiro contrato liga-o a Clarence Samuels , depois Pee Wee Crayton . A tentativa de subsistir como musico na California torna-se um malogro , tem de trabalhar como ascensorista , retorna á terra natal em 1952 por uma razão simples , tinha fome ... Voltará 2 anos mais tarde , aprofunda os seus conhecimentos musicais e começa a compor .


Um dia o contrabaixista Red Mitchell ouviu-o , ficou impressionado e recomendou-o á discografica Comtemporary onde grava os seus 2 primeiros discos . Acompanha-o o trompetista Don Cherry , a amizade e a complicidade musical estender-se-á até 1962 , sendo dificil distinguir que parte cabe a cada um na criação colectiva .
Em 1959 entra na Lennox School of Jazz , apresenta-se durante 6 meses no Five Spot de Nova Iorque . Grava 6 albuns para a Atlantic , sempre ao lado de Don Cherry , pela sua banda passam nomes como os contrabaixistas Scott LaFaro , Charlie Haden e Jimmy Garrison e os bateristas Billy Higgins e Ed Blackwell .
Quando em 1962 forma um trio com David Izenzon (contra-baixo) e Charles Moffet (baterista) é um homem desgostoso pelo magro sucesso da sua obra , abandonará a cena musical durante 2 anos , reaparece então com concepções defenitivas , os delirios dispersos eram ordenados , a sua musica não era mais uma musica de libertação , mas uma musica liberta .

Tres temas de Ornette Coleman
Bird Food
Beauty is a Rare Thing
Free



Como nota final , gostava de sublinhar que os ultimos posts , particularmente este ultimo , não reflete precisamente os meus gostos musicais , as razoes da sua publicção prendem-se com a importancia e influencia que tiveram na determinção dos parametros do jazz pos-mpderno . Se dificilmente se poderia entender a historia do jazz ignorando a revolução Bebop , mais dificilmente se compreenderá o jazz de vanguarda , sem citar Colleman , Eric Dolphy , Charles Mingus e outos musicos que serviram de ponte entre o jazz Moderno e o free jazz , e as modificaões esteticas que introduziram nas estruturas musicais .


Texto inspirado na obra Jazz moderno de Henri Renault