2005-11-09

Bill Evans




Bill Evans foi o mais prodigioso pianista de jazz de sempre . Nasceu em New Jersey em 1929 , e influenciou diretamente toda uma geração de pianistas onde se incluem Keith Jarret , Chick Corea e Brad Mehldau .
Evans teve uma formação clássica , em criança aprendeu flauta e violino e graduou-se em piano maior em 1950. Um ano depois muda-se para Nova Iorque onde faz pos graduação e dá aulas no Mannes College , seguem-se 3 anos de serviço militar , e em 1956 grava o seu primeiro album onde se inclui um dos maiores standarts do jazz « Waltz for Debbie » .
Em 1958 , da-se o inevitavel , Evans junta-se a Miles , e com ele compoem aquele que será um marco enorme na história do do jazz , o album de Miles Davis , Kind Of Blue .
Evans optou entao pelos trios , piano,baixo,bateria , com Scott LaFaro e Paul Motion , gravou imensos albuns , e democratizou o grupo ,permitindo quer ao baixo quer a bateria serem mais que simples acompanhantes , e isto só por si foi uma revolução no jazz , estavamos no ano de 1958 ...
Durante 3 anos o trio de bill Evans reescreveu o jazz , mas quando em 1961 Scott LaFaro morre num acidente de automovel , Evans que sempre fora adito em drogas fortes , sofre um ano de dpressão . Mas volta , em dueto com o guitarrista Jim Hall e em quinteto com o entao muito jovem Freddie Hubardo no trompete , cria obras maravilhosas , e em 1963 recebe o 1º de muitos grammys .
Durante os proximos 17 anos , tocará com praticamente todos os musicos , gravando com bandas suas ou como sideman , e influenciando fortemente o jazz , até que morre em 1980 .
Mas nenhuma palavra poderá descrever a arte de Bill Evans , por isso , naõ deixem de ouvir Bill evans .

Só mais uma nota pessoal , acho que um dos momentos mais triste da história do jazz , foi a separação de Miles e Evans , juntos eram ainda muito mais extraordinários , entre várias causas , poderá estar o standart « Blue in Green » , que Evans sempre clamou como seu , ou o pouco reconhecimento dado por Miles ao seu enorme e inestimavel contributo no Kind of Blue .
Mas isto não era novo para Bill Evans , a sua formação clássica nunca foi muito bem vista nos circulos de jazz daquela época , do aspecto á formação , a atitude ou forma de estar , Evans não inseria no padrão do pianista de jazz , e muitos tiveram dificuldade em aceitá-lo como um dos maiores pianistas de jazz de sempre .
Evans que toda a vida terá consumido heroina e cocaina , foi a partir de certo momento um ser devil , assolado por varias doenças no fim da vida , morre no hospital , com pneumonia e problemas graves , hepáticos e biliares .