2006-11-30

Bill Evans


Mesmo após a sua morte em 1980 , Bill Evans continua presente no jazz , o pianista mais influente dos ultimos 40 anos , tem atraido a atenção de jovens pianistas clássicos , alvo de estudos e analises , Jean-Yves Thibaudet e outros tem feito transcrições nota a nota das suas obras , colocando-o na linhagem dos grandes pianistas classicos . Na esfera do jazz , Evans é uma fonte de inspiração e ensinamentos , podemos encontrar as suas influencias em pianistas como Herbie Hancock , Keith Jarrett , Chick Corea e Brad Mehldau .


Apesar de toda a evidente qualidade como pianista , foi alvo de crticas negativas dos que o acusavan de não possuir "swing" . Branco , de formação clássica , sem exeriencia consumada , Evans não encaixava no perfil do pianista de jazz . Possuidor duma personalidade introspectiva , envergonhado , pouco falador e vulneravel , viu-se rapidamente envolvido com drogas duras , facto que nunca transpareceu publica ou musicalmente , ou pareça ter afectado algo mais que a própria saude e encurtado a sua vida .

Apesar das imensas colaborações e obras com diferentes bandas e musicos onde se envolveu durante os 51 anos de vida , preferiu sempre o trio classico , piano , contrabaixo , bateria ,e a maior parte da sua obra provem deste formato , democratizou os trios incentivando os solos de contrabaixo e bateria , conferindo-lhes importancia como solistas , facto até entao nunca visto .
O seu mais famoso o trio com Scott LaFaro e Paul Motion teve imenso sucesso , tudo parecia correr sobre rodas quando em 1961 o destino pregou uma partida , Scoot La Faro morre num acidente . Evans não consegiu reagir ao facto , entrou em depressão profunda e durante um ano viveu isolado do mundo e do jazz . Finalmente encontrou forças para reagir e reapareceu em duo com Jim Hall , o album "UnderCurrent" de 1963 .
Dois temas do album Undercurrent , do dueto com Jim Hall

Dream Gypsy
Romain





Das imensas obras que nos legou , um dos trabalhos maisbelos é "Portrait in Jazz" , do trio com Scott LaFaro e Paul Motion , as seguintes faixas são desse trabalho

Blue in Green
Blue in Green foi o tema que incendiou as relaçoes entre Evans e Miles . Evans afirmou desde o principio ter composto o tema e ter colaborado com Miles na produção e composiçaõ dos outros temas do album Kind of Blue , facto que Miles nunca reconheceu , arrecadando todos os creditos do trabalho .



Someday My Prince Will Come
Autumn Leaves
Whitchcraft



Para finalizar , 3 temas que se distinguem pela sua beleza na obra de Evans

What Are You Doing the Rest of Your Life
Lullaby for Helene
Nardis

Biografia Bill Evans (english)


A Lenda Pintada ( Parte III )















Miles Davis , O 2ª Quinteto





O 2º quinteto clássico de Miles Davis é formado pouco tempo depois da dissolução do sexteto que produziu o "Kind of Blue" . Em rota de colisão com Bill Evans devido á polemica da autoria das musicas e magoado pela saida de John Coltrane , Miles decide substituir os renomeados musicos que o acompanhavam por jovens desconhecidos .
A 1ª obra deste quinteto formado por Wayne Shorter no sax , Herbie Hancock no piano , Ron Carter no baixo e Tony Williams na bateria foi E.S.P. no ano de 1965 . Dois anos depois surge Nefertiti ,1967, a 5ª e ultima obra do quinteto que entre-meio produziria Live at Plugges Nickle 1965 , Miles Smiles in Berlin 1966 e Sorcerrer 1967 .
A qualidade evindenciada por estes jovens , hoje nomes famosos do jazz , devem ter surpreendido muito boa gente , a verdade é que Miles tinha um faro especial para talentos , estes 4 jovens seriam apenas o começo de toda uma escola , seguir-se-iam John McLauglin , Chick Corea , Stanley clarke , Billy Cobham , Keith Jarret , Marcus Miller , Dave Holland e muitos outros jovens promissores que chegariam ao estrelato pela mão de Davis . .

Neffertiti é historicamente talvez o album mais importante da obra de Miles , o fim dum ciclo , a ultima obra de jazz classico , marca também o fim do uso de instrumentos exclusivamente acusticos . A partir daqui tudo seria radicalmente diferente .
Dois anos mais tarde Miles estaria já envolvido num novo projecto , o lançamento de Bitches Brew que abriria o caminho ao fusion , incluiria o uso de intrumentos eletronicos , marcaria o nascimento do jazz-rock e traria grande contestação ás suas opções musicais que passavam agora pela introdução de elementos de rock , funkie e free nas composições .

Deste 1º album do quinteto , E.S.P. , tres temas

E.S.P.
Iris
R.J.




Do album Nefertiti , outros 3 temas
Hand Jive
Madness
Pinochio



Deste famoso quinteto fica ainda esta versão de Autumn Leaves , gravado durante um concerto em 25 de Setembro de 1964 no Philarmonic Hall de Berlim .

Autumn Leaves