Bill Evans
Mesmo após a sua morte em 1980 , Bill Evans continua presente no jazz , o pianista mais influente dos ultimos 40 anos , tem atraido a atenção de jovens pianistas clássicos , alvo de estudos e analises , Jean-Yves Thibaudet e outros tem feito transcrições nota a nota das suas obras , colocando-o na linhagem dos grandes pianistas classicos . Na esfera do jazz , Evans é uma fonte de inspiração e ensinamentos , podemos encontrar as suas influencias em pianistas como Herbie Hancock , Keith Jarrett , Chick Corea e Brad Mehldau .
Apesar de toda a evidente qualidade como pianista , foi alvo de crticas negativas dos que o acusavan de não possuir "swing" . Branco , de formação clássica , sem exeriencia consumada , Evans não encaixava no perfil do pianista de jazz . Possuidor duma personalidade introspectiva , envergonhado , pouco falador e vulneravel , viu-se rapidamente envolvido com drogas duras , facto que nunca transpareceu publica ou musicalmente , ou pareça ter afectado algo mais que a própria saude e encurtado a sua vida .
Apesar das imensas colaborações e obras com diferentes bandas e musicos onde se envolveu durante os 51 anos de vida , preferiu sempre o trio classico , piano , contrabaixo , bateria ,e a maior parte da sua obra provem deste formato , democratizou os trios incentivando os solos de contrabaixo e bateria , conferindo-lhes importancia como solistas , facto até entao nunca visto .
O seu mais famoso o trio com Scott LaFaro e Paul Motion teve imenso sucesso , tudo parecia correr sobre rodas quando em 1961 o destino pregou uma partida , Scoot La Faro morre num acidente . Evans não consegiu reagir ao facto , entrou em depressão profunda e durante um ano viveu isolado do mundo e do jazz . Finalmente encontrou forças para reagir e reapareceu em duo com Jim Hall , o album "UnderCurrent" de 1963 .
Dois temas do album Undercurrent , do dueto com Jim Hall
Dream Gypsy
Romain
Das imensas obras que nos legou , um dos trabalhos maisbelos é "Portrait in Jazz" , do trio com Scott LaFaro e Paul Motion , as seguintes faixas são desse trabalho
Blue in Green
Blue in Green foi o tema que incendiou as relaçoes entre Evans e Miles . Evans afirmou desde o principio ter composto o tema e ter colaborado com Miles na produção e composiçaõ dos outros temas do album Kind of Blue , facto que Miles nunca reconheceu , arrecadando todos os creditos do trabalho .
Someday My Prince Will Come
Autumn Leaves
Whitchcraft
Para finalizar , 3 temas que se distinguem pela sua beleza na obra de Evans
What Are You Doing the Rest of Your Life
Lullaby for Helene
Nardis
Biografia Bill Evans (english)