As Vozes do Bebop



Houve contudo uma diva do bebop e um homem que usou também a voz , tiveram uma vivência proxima ,cantando juntos na banda de Earl Hines . BE foi talvez o primeiro vocalista do bebop , durante um curto periodo de tempo é certo , contudo o necessário para influenciar o estilo da senhora que iria dominar o bebop , Sarah Vaughan .
Não foi facil , mas encontrei uma musica do Billy com a Sara , infelizmente não data dos principios na orquestra de Earl Hines , é muito posterior , mas foi o que se conseguiu arranjar
Passing Strangers
Billy Ektsine , que além de trompetista e trombonista , vir-se-ia a revelar um fenomenal chefe de orquestra , por onde passaram sempre os melhores musicos da época , começou como vocalista na orquestra de Earl Hines . Dizia-se tinha uma voz cavernosa que usava numa sucessao de brados fundos e tremidos , muitas vezes saudadados em jorros metalicos da secção de trompetes . Quando por volta de 1950 alcança o sucesso torna-se um cantor sedutor e sereno . Infelizmente são raros registos dessa época em que Mr B , mãos nos bolsos e casaco tão puxado para tras que lhe caia dos ombros , acompanhava Sara .
O tema Until I Met You , Sara Vaughan com a orquestra de Cunt Basie .
Dois clássico The Shadow Of Your Smile e Smoke Gets In Your Eyes

Billy Ektesine , Mr B , presente no show , impressionado pela voz e capacidades de SV, recomenda-a calorosamente ao seu chefe de orquestra Earl Hines .
É contratada como vocalista e 2ª pianista , donde concluimos que Sara seria também uma excelente pianista .
No verão de 44 junta-se á recem-formada banda de Billy Ektsine . Em 46 actua nos cabares da 52ª Avenida , Dois anos mais tardes os cachets seriam ja insuportaveis para estes clubes . Será a época das grandes digressões e recitais .
Musica e pianista completa , Vaughan sentiu mais fortemente que as suas rivais , o encanto da improvisação , e os seus meios tecnicos dava-lhe liberdades que as outras podiam apenas sonhar .
Sara estudara piano e canto dos 8 aos 15 anos e depois orgão durante dois anos , seguindo o sonho da mãe que pretendia ve-la um dia como pianista de concerto no Carnigie Hall , e SV viria de facto a actuar aí , não como pianista , mas como vocalista de jazz .
Mais 2 temas de Sara Vaughan Ain't Misbehavin'
e When Your Lover Has Gone

Alain Gerber defeniria assim a arte de SV :
- A diferença para as suas rivais é que ela é como um jazzman no beber harmonico , Sarah transforma o tema declarando-se contra ele ao nivel dos acordes e nao apenas contra a melodia , é a cantora que despreza mais radicalmente as palavras , corta-as , esmaga-as , isola-as arbitariamente no seu contexto e substitui-as por outras ou esquece-as voluntariamente . As palavras carregadas de sentido não são mais consideradas senão como formas vazias , como uma matéria muda .
Um Tema pra minha amiguita .

Foi contudo necessario esperar alguns anos até que SV amadurecesse e explore simultaneamente a fundo e com ousadia , a extraordinaria tecnica harmonica e a profunda musicalidade , para que defina a essencia do seu estilo como uma relação sinusoidal com o libreto , o metro e o acorde .
Veio então a época dos impulsos vertiginosos , dos deslocamentos voluptuosos , das fracas quedas no grave , das minimas esmigalhadas nas seminimas , dos saltos de oitava depois dos quais a vozvem tomar o seu apoio e instalar-se com ousadia numa nota estranha á melodia , insolentes acrobacias que tantas cantoras viriam a procuara imitar .
Mais que as palavras este tema dirá do estilo inconfundivel de Sarah Vaughan
Autumn Leaves

