As Vozes do Bebop
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhUBwxcbOWoHEu8rAuzilUuIDp54GKeGFP2lrFXtAekPQEKSEKnZULKbYQ8YdGfNlbnJ9lr5H9LljFId8N8vAZNkQZU3XwaXvFxIUkzQ2-jOaXgp4VpUV7jFd5fA8mSrw2Q3SfC9A/s400/billy-eckstein-sarah-vaughn.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgbId0KMgHg-UFixXdBUKQ7IHRikGZjwjWZ0jzMFoE3Q6elaW2GK2HP6KDjjfInpyL4GWz8TRiXdOHiM8e2OOiGtOHtwpZiy9e57QrvjZ5MFmmmoGJzxIETF4OhGKMstCl9xVbMcg/s400/BEckstine.gif)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiLaMbOhTG12msoN9iA4uy32nToOFDlsWfsEb5LIyn4nfwdH2ZRLloBRV8Q2qgObiy-AokbLDKwXcvBnxtfdlFX2uuf1IzAaNS4IujVgAK-3yXiGSRgmR92PL0Y14O_bjSpFW6OXQ/s400/219393.jpeg)
Houve contudo uma diva do bebop e um homem que usou também a voz , tiveram uma vivência proxima ,cantando juntos na banda de Earl Hines . BE foi talvez o primeiro vocalista do bebop , durante um curto periodo de tempo é certo , contudo o necessário para influenciar o estilo da senhora que iria dominar o bebop , Sarah Vaughan .
Não foi facil , mas encontrei uma musica do Billy com a Sara , infelizmente não data dos principios na orquestra de Earl Hines , é muito posterior , mas foi o que se conseguiu arranjar
Passing Strangers
Billy Ektsine , que além de trompetista e trombonista , vir-se-ia a revelar um fenomenal chefe de orquestra , por onde passaram sempre os melhores musicos da época , começou como vocalista na orquestra de Earl Hines . Dizia-se tinha uma voz cavernosa que usava numa sucessao de brados fundos e tremidos , muitas vezes saudadados em jorros metalicos da secção de trompetes . Quando por volta de 1950 alcança o sucesso torna-se um cantor sedutor e sereno . Infelizmente são raros registos dessa época em que Mr B , mãos nos bolsos e casaco tão puxado para tras que lhe caia dos ombros , acompanhava Sara .
O tema Until I Met You , Sara Vaughan com a orquestra de Cunt Basie .
Dois clássico The Shadow Of Your Smile e Smoke Gets In Your Eyes
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiQ1msYBZByZX5yKxxiQbrgSxjYkEH2GgBeZBE9rF_mRr-Z6GMohPz959E86PerOW3Up_ENNLg3a-1vVD65npfHGz9hYB5K9CyYTCOqYUtLBIDHUdpMXAYv3nWCigVxFaFNtuLXRw/s400/sarahvaughan_2.jpg)
Billy Ektesine , Mr B , presente no show , impressionado pela voz e capacidades de SV, recomenda-a calorosamente ao seu chefe de orquestra Earl Hines .
É contratada como vocalista e 2ª pianista , donde concluimos que Sara seria também uma excelente pianista .
No verão de 44 junta-se á recem-formada banda de Billy Ektsine . Em 46 actua nos cabares da 52ª Avenida , Dois anos mais tardes os cachets seriam ja insuportaveis para estes clubes . Será a época das grandes digressões e recitais .
Musica e pianista completa , Vaughan sentiu mais fortemente que as suas rivais , o encanto da improvisação , e os seus meios tecnicos dava-lhe liberdades que as outras podiam apenas sonhar .
Sara estudara piano e canto dos 8 aos 15 anos e depois orgão durante dois anos , seguindo o sonho da mãe que pretendia ve-la um dia como pianista de concerto no Carnigie Hall , e SV viria de facto a actuar aí , não como pianista , mas como vocalista de jazz .
Mais 2 temas de Sara Vaughan Ain't Misbehavin'
e When Your Lover Has Gone
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgP0cbJStpBPhQfhheR6BmITdcV9jlh8hkMMJXKJnKdnHeYLzE0lUdtQjFt9Z8fjEvGrMaJDP3KsFW1YfSsgkG-xYLrgjhH0IJDjWh2rjFpA7CudzmRjRV58kcLuGypeBCyPzeJ2Q/s400/sarahcomlg.jpg)
Alain Gerber defeniria assim a arte de SV :
- A diferença para as suas rivais é que ela é como um jazzman no beber harmonico , Sarah transforma o tema declarando-se contra ele ao nivel dos acordes e nao apenas contra a melodia , é a cantora que despreza mais radicalmente as palavras , corta-as , esmaga-as , isola-as arbitariamente no seu contexto e substitui-as por outras ou esquece-as voluntariamente . As palavras carregadas de sentido não são mais consideradas senão como formas vazias , como uma matéria muda .
Um Tema pra minha amiguita .
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj45bWb6KmHTDJ7JA-aaHl98xXqNawWNCZY0JkEtB6klHnEYQ6UxnNFjYjQiOFn2TkfQLW2HZ2G17VngpFvmR9yBXOL-hqINtKnttNF3cqrgWgOB3gbKbD5dT5hzeuA22-Txs-ISg/s400/sarah_vaughan_Art_1.jpg)
Foi contudo necessario esperar alguns anos até que SV amadurecesse e explore simultaneamente a fundo e com ousadia , a extraordinaria tecnica harmonica e a profunda musicalidade , para que defina a essencia do seu estilo como uma relação sinusoidal com o libreto , o metro e o acorde .
Veio então a época dos impulsos vertiginosos , dos deslocamentos voluptuosos , das fracas quedas no grave , das minimas esmigalhadas nas seminimas , dos saltos de oitava depois dos quais a vozvem tomar o seu apoio e instalar-se com ousadia numa nota estranha á melodia , insolentes acrobacias que tantas cantoras viriam a procuara imitar .
Mais que as palavras este tema dirá do estilo inconfundivel de Sarah Vaughan
Autumn Leaves
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEitOZllfZkz7nQ1G8w6qZFqD53uQF3knl2eW1z-9yIPHD-h4Wx9nM7VmL4hcsDfArDD0HtLxBZuMjGPgi1saYh7E5JFKxKeebjOp2SPUHq5BsnRD5P3eKDqmy2EzLdPaNSIUPwVQQ/s200/6cc35ecc-73ad-4fc7-b2e7-8dda667a5266.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi7Jsu9U5LqiadOSJfWwlC88qNg16gPr-6FRfHkmQqX_KyxmYzmE4L3JiE0ZhSIoySBjLgx7oRP7hyphenhyphenbwVQRfxBgm50DwbWYyJlefEwih1G4pseCrgHjY8Zunmg1IO6kyfFgmrMQfg/s200/SarahVaughan.jpg)