2008-03-15

Duetos - Parte II

O jazz tem assistido a um aparecimento cada vez mais significativo de obras em dueto , um fenomeno relativamente recente e sem uma tradição histórica , se as facilidade de edição e o seu baixo custo actual podem ajudar a entender este fenomeno que como já afirmamos , na generalidade não tem finalidades comerciais ou promocionais , não explica o interesse crescente que os musicos tem demonstrado por estes trabalhos atipicos .





Chick Corea possuia já uma expereiencia de dueto ao lado do vibrafonista Gary Burton que resultou em tres obras , aqui ao lado de Bobby McFerrin no album Play editado em 1990 , ataca alguns dos mais conhecidos standarts do jazz duma forma irreverente e divertida onde sobressai o bom humor de McFerrin e flutua a classe que todos lhes reconhecemos .


Round Midnight
Blue Bossa
Spain






Outro dueto com uma componente bocal , Ella fitzgerald e Joe Pass , se á priori parecesse dificil uma voz como a de Ella encaixar numa guitarra acustica a verdade é que resulta da forma que podem ouvir e pelo menos tres obras foram editadas , Speak Low , Easy Living e Take love Easy .

Why don´t you do Right
Thrill Is gone
The Days Of Wine and Roses









Pat Metheny é um guitarrita e um musico excepcional com um estatuto especial no jazz actual , Brad Mehldau não é um musico consensual nem goza da mesma reputação que Matheny , é um musico em voga com um brilhantismo que ainda não cegou ninguem mas também capaz de nos surpreender , sem ligações umbilicais ao jazz classico mostram preferencia por uma abordagem mais intelectual que preveligia os recortes melodicos .

Find Me in Your Dreams
Make Peace






Duetos - Parte I


Blue Seven






Um blue num formato não muito convencional , um tema de Miles Davis interpretado pelo dueto Ron Carter e Houston Peterson , respectivamente baixo e sax .








Nos primordios do jazz quando este era essencialmente musica de salon as bandas tinham sempre muitos elementos , a curto prazo as crises economicas tornaram-nas inviaveis , separararam-se , partiram-se , na sua recuperação reagruparam-se em grupos com diferentes numero de elementos , trios , quartetos , quintetos ou sextetos , por vezes ainda maiores .
Os duetos são no jazz uma filosofia á parte e não podem ser vistos com bandas convencionais , execptuando os de guitarra (que falaremos mais tarde e tem caracteristicas diferentes) , não há no jazz duetos que numa base continua existam como banda , funcionam mais como momentos intimistas de descompressão , experiencias musicais , projectos especiais com potencialidades diferentes .
Um dueto é uma opção exigente onde tem de haver uma ligação forte entre os musicos e muitas afinidades musicais , a forma com são divididas e atribuidas as secções ritmicas e melodicas e como se conjugam na sua adptação aos instrumentos e na simbiose dos musicos numa musica mais exposta e sem sugundos planos , criam forçosamente um clima de intimidade e cumplicidade que caracterizam os duetos e o e musica intimista que proporcionam .




O pianista Dollar Brand , também conhecido por Abdulah Ibrahim e o saxofonista Archie Shepp , tres temas de uma cumplicidade perfeita . Os duetos que se afirmam como um genero musical com caracteristicas proprias existem duma forma um pouco paralela ao sistema , não tem intenções comerciais nem sofrem as suas pressoes . Como obras pontuais que são permitem uma liberdade criativa grande , são cada vez mais comumns e envolvem cada vez mais musicos .


Blue Velvet
Left Alone
Fortunato












Se os musicos intimistas tem mais tendencia para os duetos , o proximo dueto é sem duvida uma prova , dois musicos que dispensam apresentações , Bill Evans e Jim Hall , piano e guitarra . Este dueto editou apenas 2 albuns , Undercurrent em 1963 e tres anos mais tarde em 1966 , Intermodulation ao qual pertencem os temas que podem ouvir abaixo


My Man´s Gone Now
Jazz Samba
Turn Out the stars















Charlie Haden participa em duetos mais que qualquer outro musico que conheça , inclusivé com Carlos Paredes , também com Brad Mehldau , Denny Zeitlin , Pat Metheny e Kenny Barron . É precisamente com este ultimo , o pianista Kenny Barron que gravou a obra Night and the City donde extraimos


Twilight Zone
You Don´t Know What Love Is
Spring Is Here