2007-01-25

Jimmy Smith



Jimmy Smith , nascido a 8 de Dezembro de 1928 em Norristown , foi o primeiro musico a introduzir com exito o orgão na dinamica do jazz .
O seu orgão defeniria um tipo de sonoridade de tal forma caracteristico e inconfundivel que hoje é chamado de som Hammond e qualquer orgão de qualquer marca traz um registo para obter esta sonoridade entre as muitas que consegue modular .
Havia musicos que no passado tinham usado orgãos , Fats Waller e o próprio Count Basie , Oscar Peterson , Milt Bukner , mas nunca tinha havido uma tentativa séria e continuada , o orgão é talvez o instrumento que permite menos a mediocridade , a mais ligeira falta de gosto , a mais infima falta de tacto , liberta os seus estribilhos de bailarino e os suspiros musette que os apreciadores de jazz tanto detestam .

Apesar de todas as potencialidades e versatilidade que este instrumento possui poucos pareciam acreditar que o orgão se pudesse adaptar ao jazz , e a verdade é que antes de Jimmy Smith aparecer com o seu orgão (e atenção que estamos a usurpar o vocabulo orgão , o instrumento não possui nem foles nem tubos , os sons são na realidade produzidos pela amplificação de correntes induzidas numa serie de bobines) Hammond ninguem tinha ainda provado o contrario .
Usando todo o grande leque de potencialidades deste , baixo , coros , ritmos , solos , enorme variedade de sons , misturou influencias de R&B , Blues e Godspells com as novas referencias Bebop , conseguiu um som solto , alegre , pleno de ritmo , que rapidamente fez escola e foi amplamente reproduzido por um grande numero de seguidores .




Jimmy Smith aprendeu a tocar piano com os pais , teve formação musical classica no Hamilton School of Music e na Ornstein School of Music . Começou a tocar orgão em 1951 ganhando rapidamente uma enorme reputação . Os espectaculos no Cafe Bohemia , no Birdland e a sua espectacular actuação no fstival de jazz de Newport lançaram-no defenitivamente numa carreira de sucesso .




Seria exaustivo enunciar todos os grandes musicos com quem tocou e gravou , fez também imensas tournés dentro e fora dos States e deixou uma obra imensa quando faleceu a 8 de Fevereiro de 2005 .


Alguns temas de Jimmy Smith
Delon's Blues
The Cat
Blues for J
Night Train

Wes Montgomery



A forma anarquica como foi planeado este pequeno estudo sobre o bebop acabaria por fazer emergir mais cedo ou mais tarde algumas lacunas . Uma bem grave foi ter omitido aquele que muitos consideraram o sucessor de Charlie Christian , o guitarrista Wes Montgomery .


Nascido a 6 de Março de 1925 em Indianaplois , começou a aprender a tocar guitarra sozinho no ano de 1943 , cinco anos depois acompanhava a banda de Lionel Hampton . Em 59 grava o seu primeiro disco em trio com o organista Melvin Rhyne , e em 1960 lança o album que o tornará famoso em todo o mundo , The Incridible Jazz Guitar of Wes Montgomery .

Deste album que o tornou mundialmente famoso , The Incridible Jazz Guitar of Wes Montgomery , 3 temas
Four On Six
D Natural Blues
West Coast Blues

A sua carreira pode facilmente ser dividida em 2 periodos , o primeiro de 59 a 63 , com a Riverside , e 64 a 66 na Verve , dedicado exclusivamente ao jazz , como lider ou sideman , ao lado de nomes como Jimmy Smith , Wynton Kelly , Don Sebesky e Creed Taylor .
O segundo periodo a partir de 67-68 quando assina com a ABM , em que grava tres obras , todas elas sucessos de vendas , e onde o jazz é trocado pela musica pop .
Morre no ano de 1968 de ataque cardiaco .




Um classico , Besame Mucho

Pessoalmente sempre me custou comprender a desmesurada importancia e influencia atribuida a este musico , sobretudo se o comparamos com outros contemporaneos como por exemplo Kenny Burrel .







Guibson L-5 de WM