2005-12-01

Slowhands


Deu-me a sensação que se sabe muito pouco de Eric Clapton , e sobretudo não se tem a noção da importancia da sua influencia em guitarristas posteriores e na musica em geral . Reduzir Eric Clapton a um eximio guitarrista como tantos outros , é no minimo fugir á verdade , porque Clapton is God ...

Clapton is God , era uma frase comum nos grafitis de Londres dos anos 60 , e revelador do carisma e popularidade que Clapton já entao possuia . Começou a tocar em grupos de blue-rock como os Rooster e Casey Jones e fez-se notar no seio dos Yardbirds onde tocou com Jimmy Page e Jeff Beck . Nos concertos era explosivo, quebrava frequentemente cordas , enquanto as recolocava , o publico acompanhava com palmas , o que lhe valeu a alcunha de « Slowhands » .
Os dois albuns dos Yardbirds foram um sucesso , apesar disso Clapton terá achado que estava a desviar-se da linha musical que pretendia , abandona o grupo em 1965 para se juntar a John Mayall nos Bluebreakers . Dois anos depois forma os Cream com o baixista Jack Bruce e o Baterista Ginger Baker .

Os Cream foram um sucesso e consagraram Clapton como o melhor guitarrista ingles .
A banda separa-se em 1969 devido á incapacidade de coexistencia dos musicos .
Clapton travalha entao com George Harrison , mas apaixona-se pela esposa deste ,Pattie Boyd, fica com ela , o que arruinaria e amizade entre ambos .
Forma o grupo Blind Faith (1969) sem muito sucesso , desiludido pára de compor , acompanha por vezes os Delaney & Bonnie , e em 1970 usando a banda como base , cria os Derek and the Dominos , lança o duplo album Layla and Other Assorted Songs , que é um enorme sucesso .
A morte de Jimi Hendrix afectou imenso Clapton , e foi o começo duma serie de acidentes que o marcariam imenso . Um ano depois, o musico e amigo Duane Allman morre num acidente de motocicleta , o seu baterista Jim Gordon, que sofria de esquizofrenia não-diagnosticada , durante um surto psicótico, mataria a própria mãe a marretadas, sendo confinado em um hospício, onde permanece até hoje , em 1990 Stevie Ray Vaughan e os amigos e membros da banda , Colin Smythe e Nigel Browne , morrem num acidente de helicopetro , e um ano mais tarde o seu filho caira do 44 andar do seu apartamento .
Clapton procurou muitas vezes refugio no alcool e em drogas , o que o manteve parado 5 anos , lança 461 Ocean Boulevard em 1974 e em 1975 o fabuloso E.C. was Here , e a partir daqui mais uma vintena de albuns .

Além de todas as suas exepcionais qualidades como musico , E.C. é genuino no sentimento que empresta aos temas ,e na forma como os interpreta , cada tema tem um pouco de si e um pouco de cada um de nos , nao , Eric Clapton nao é apenas mais um eximio guitarrista , é um eximio guitarrista capaz de compor , tocar e cantar temas maravilhosos duma forma simples e arrebatadora , que nos faz sentir a musica como um pouco de nos proprios .


LINK ********** Ramblin on My Mind , Eric Clapton