2006-11-22

Billy Cobham


Se Billy Cobham não é o maior baterista da historia do jazz , é pelo menos o mais inovador e o unico com um estilo prório que o diferencia e o torna inconfundivel . O som da sua bateria tem uma assinatura inimitavel .
Este Panamiano nascido a 16 de março de 1944 ,instalou-se com a famila nos USA com apenas 3 anos , cumpriu serviço militar com percussionista na banda do exercito e saltou no anonimato para as maiores bandas da altura .
Em 1968 acompanhou durante 8 meses a banda de Horace Silver , depois Miles Davis , a Mahavishnu Orchestra (71 a 73) e começou uma carreira a solo em 1973 , que não poderia começar melhor , a obra Spectrum , uma das melhores do jazz-rock , o começo de uma carreira impar na area da percussão .


Album Spectrum ,ano 1973
Quadrant 4
Snoopy - Red Baron
Anxiety - Taurian Matador
Le Lis - To the Woman in my Life

Das cerca de 50 obras que separam spectrum em 1973 de Flight Time em 2006 , escolhi alguns temas perfeitamente ao acaso

Life and Time de 1976 ,
Song For a Friend 1
Song For a Friend 2

do Album Picture This de 1987
Two for Juan
Sign O The Time

Do ultimo album , datado de 2006 . Flight Time
Princess
Day Grace

Da obra de Billy Cobham destacam-se ainda duas obras , The Art of Three de 2001 e The Art of Five de 2004 , e destacam-se porque contrariamente a todas as outras sao obras de jazz classico e nao de jazz-rock .
No primeiro , acompanhado pelo pianista Kenny Barron e o baixo Ron Carter , toca os mais famosos standarts , de Autumn Leaves a Round Midnight , como exemplo fica o Autumn Leaves

Autumn Leaves

Do 2º , The Art of Five , tocado em quinteto , Time Lapse Fotos e Good For the Soul

Good for The Soul
Time Lapse Fotos




BioGrafia
Discografia