Lester Young , o Presidente
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhFrqqh4pmhOfZFX4RJXkQtBv8LXAA5Ue-EUFOv3S-tHMQfNTTDJ2M_NXAWIH7vl8lbC0gsyxwoZ1oerRGX2hIsIyTx014zfL_z-u4GzS86Xow_1h-MzyFJb5NxIdQGpj4-oMba2Q/s400/Lester+_+Art_1.jpg)
Lester Willis Young , apelidado "Prez" (o presidente) , saxofonista tenor e clarinete nasceu en Woodville , Mississipi , a 27 de Agosto de 1909 e faleceu a 15 de Março de 1959 em Nova Iorque .
Ao lado de Charlie Parker , representa duas das maiores influencias do jazz moderno , não só no tenor sax , as escolas Parkeriana e Lesteriana estão na base do desenvolvimento das estruturas musicais que viriam a originar os principais estilos do jazz apos a decada 40 .
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjuXGNo8n7CvNDMcWqe7qxuLq6wU8TSCF-YI_hmmyLYry-ElMFfKSEb7L4B3l6IY2C-t4kxRt4UoWz9u5sSiWagl3bKr3hk0PzscQE-sdDFhhrMMUY21xpzH-uR12QMCqE_VoiSTA/s200/LY_Art_6.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEikU0szmvZt9PSClGc60YEHDZxfj0IdESXubc1GqLEzYtdlmOF_d4nuW36eRmOl3h8bhTbpPUKIBwUUf6iyyDg4Mb6yuI2Uc3irMB_7E1M2ApSXZZYSYXjVhM88uFyWg950AR6jKQ/s200/LY_7.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgKb5dfZQOoVPwFOfEOOEySdC8QnJMKVXASPLHpWrEi-_k2-Gh1RbxngHgl_8SIHbeIA8i-XW065-l28n0aMVD30Byy7ODKnnWT7n0eU3K37DFfmsBIfaGpKAfz9ySPcaI8SZe5LQ/s200/LY_6.jpg)
A sonoridade destrimbada de Young , o vibrato discreto , muitas vezes imperceptivel , a forma limpa de tocar , perfeitamente equilibrada , trouxeram ao jazz um tom de espiritualidade que em vão se tentaria encontrar no Bebop ortodoxo . Numa época em que todos se esforçavam , na esteira de Hawkins , por soprar forte e produzir um som amplo , rico em harmonicos e sobrecarregado ainda por um vibrato arquejante , teve a coragem de divergir , questionar opções e assumir tendencias que na epoca eram consideradas revisionistas .
Tres musicas de Lester Young , actuando como convidado do trio de Oscar Peterson
The Sunny Side of the Street
These Foolish Things
Back Home Again in Indiana
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh5OCcwPnLq1AZHXSnWx15hI6eUZdhKSn8I1x_5RyrAgYazigQUT76D1whD8dIA0J5smpnZli_6VOT-0b8NglbCuPQp39guNNqrrh1ABHpNkc_Bmr0G6jrr6XAEGRzP4kQwXBiHVg/s200/Lester_Young.gif)
Todos os saxofonistas tenores ( e não só ) que se lhes seguiram foram inevitavelmente influencidos por ele , Parker , ou ambos , diz-se que há o jazz antes e depois de Lester . São estas tendencias lesterianas que vamos encontrar em musicos como Stan Getz , Ben Webster , Zoot Simms , Jimmy Giuffre , Herbie Stewart e em todos os musicos cool , a sensibilidade intimista , a sensualidade do discurso melodico , devem em certa parte a sua essencia a Lester Young .
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgIXqEzyHuIqbw2jQm2j5fciJ4UgIO2hhKJQ63uxZ8COqjKciQEmwaAb0qRnmkasZeIx9kT171JW9-BhCUwDH1S9x6i8oJqQ-bzNWI9P4IhAXhfpVYc7fg5fo-pvMR3mPam4rLucA/s400/Lester_Young_ART+2jpg.jpg)
Filho dum musico multi-instrumentista que dirigia uma orquestra ambulante , aprendeu sax e bateria de forma a integrar a banda . Teve uma infancia dificil , foi engraxador e ardina . Aos 18 anos separa-se do pai e arranja um contrato como saxofonista baritono na banda dum tal Art Bronson . Passou então ao sax tenor , instrumento ao qual permaneceria fiel .
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgocBV4PKhu06rTtiEYM1CRvJOjMLAODeQM_au2cCXc2fByNhyjB5UR2bSizCA1V21GYK829Zvqa6Zi7Kez_ro2u8wlUo1AIoOrtXfkYJAghovOzZ0dJLKGCIzbVpXU5e496PaWaA/s200/LY_2.jpg)
Aos 20 anos faz parte duma das ultimas orquestras montadas por Joe « King » Olivier , depois os Blue Devils de Walter Page e em 1934 integra a famosa banda de Fletcher Anderson onde substitui Coleman Hawkins . Tempos dificeis , a sua sensibilidade , sonoridade e fraseado , opunham-se de tal forma ao seu antecessor , a quem todos esperavam que imitasse , que conduziriam inevitavelmente a criticas negativas . Passa pela banda de Andy Kirk e chega á famosa banda de Count Basie onde alcança enfim a notoriedade merecida . Aí permanecerá até 1940 , a mobilização e a guerra marcaram-no profundamente , mas marcam também o principio da glória , os seus solos são estudados como uma biblia por musicos brancos e negros , foram tantos os que se impergenaram com os seus solos , que constituiram uma verdadeira escola lesteriana .
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgH47EFLcUgcVouube6XUMRR4PwxT2_DrECh0ab06V78l53Q_skGTaoZm6uvBBOMb6tXIPf7dL2cQ78vd6vdfczefYO-UZJmrYhR7upO1M8W9RnYn-uaqPv7IHG2vK4fhYWvNXcPA/s320/LY_art_3.jpg)
Necessariamente não se poderia omitir da obra de Young a colaboração e cunplicidade musical establecida com uma das maiores divas do jazz , Billie holiday , por quem sentia uma profunda admiração e que frequentemente acompanharia .
Gravado a 12 de Janeiro de 1938 , Billie Holiday e Lester Young , When a Woman Loves a Man
When a Woman Loves a Man