O Chorinho de Jacob do Bandolim
Quando tive de fazer a pesquisa sobre o bandolim para um dos posts anteriores foi impossivel ignorar um nome que inevitavelmente aparecia associado ao instrumento , Jacob do Bandolim . Referencia incontornavel do bandolim , este musico carioca nascido em 1918 é uma peça chave do estilo musical conhecido como "Choro" ou "Chorinho" , foi um dos pioneiros e desenvolveu um importante trabalho de pesquisa e recolha desta area da musica popular brasileira que parecia então destinada ao triste fado do esquecimento .
Curiosamente apesar da fama e sucesso alcançados , este excelente musico e excutante não só do bandolim mas também do violão e do cavaquinho , nunca se tornou completamente profissonal , nunca dependeu da musica para viver e apesar de contabilista de formação exerceu diversas actividades como farmaceutico , vendedor , comerciante , angariador de seguros e escrivão da policia , emprego que manteria até á data da sua morte .
Alguns dos cinco temas seguintes do album Primas e Bordões lembraram-me um pouco a sonoridade da guitarra portuguesa , algumas familariedades são evidentes , as cordas duplas afinadas em unissono e o design do instrumento que em alguns casos parece-se com uma guitarra numa escala mais reduzida traduzem de alguma forma um parentesco e uma afinidade que na verdade não sei se existe .
A Ginga do Mané
Falta-me Você
Meu Chorinho
Gloria
O Voo da Mosca
Doutros trabalhos de Jacob do Bandolim o tema Brasleirinho e Rosa , também o tema Barraca de Zinco acompanhando a voz de Eliseth Cardoso