Fusion , O Parto
O jazz-rock ou Fusion , surge na decada 70 impulsionado pela eletrónica e pelo desejo de musicos quer de jazz quer de rock procurarem novas sonoridades , nunca sendo de desprezar a vertente económica latente num publico tão basto quanto o universo dos apreciadores de jazz e rock

Curiosamente a obra que se aponta como a mãe do Fusion direciona-se mais para a musica de vanguarda e o free que propriamente aquilo que se viria a chamar jazz-rock , Bitches Brew tem pouco de jazz-rock , se é que tem algo , talvez o merito de ter casado repentinamente o que fora até então um namoro desinteressado entre a eletronica e o jazz e o facto de ter albergado os seus mais dignos representantes tenha contribuido para considerar este album a genese do Fusion .
Seriam estes os jovens , escolhidos criteriosamente por Miles , os responsaveis por este novo jazz que procura a interacção entre as melodiosas harmonias do rock psicadélico e sinfónico com estruturas musicais do jazz e pela sua respectiva consolidação .
Bitches Brew , a obra citada pela All-Music
Finalizado o projecto Bitches Brew , os jovens que tinham brilhado ao lado de Miles associaram-se e criaram bandas ás quais imprimiram um cunho pessoal , surgem tres super bandas o Mahavishnu Orchestra , os Return to Forever e os Weather Report , a qualidade dos musicos envolvidos desaconselha egocentrismos e obriga á versatilidade , imagem de marca dos musico de fusion

Wayne Shorter fez-se acompanhar de Joe Zawinul para formar os Weather Report onde milita ainda outro grande musico Jaco Pastorious , seria um dos pesos pesados como poderão confirmar pelo tema
Birdland do album Heavy Weather .

Stanley Clarke e Chick Corea formam os Return to Forever , a sua impressionante capacidade de trabalho manteve-os sempre em projectos paralelos , um exemplo o tema de Clarke Justices Groove do album East River Side .
Al di Meola com 17 anos é convidado a juntar-se lhes , tornar-se-á num dos mais carismaticos guitarristas , um musico que estamos habituados a ouvir aqui ás portas de casa , relembrando Al di Meola um tema do album Flesh on Flesh , Fugata

John Mc Laughin e Billy Cobham formam os Mahavisnhu , banda dinamica por onde desfilarão musicos como Jean Luc Ponty e Alphonse Muzon , o tema Jozy dedicado a Joe Zawinul , uma amostra da evidente classe da banda .

Billy Cobham , colaborador assiduo de todos estes senhores , estreou-se a solo com uma obra fenomenal , Spectrum , que marcaria de forma indelevel o Fusion e define uma direção precisa , Quadrant 4 é um dos temas dessa obra .

O fenomeno Fusion estendeu-se rapidamente e encontrou apoio muitas vezes onde não seria esperado como no caso de Phill Collins que formou a banda Brand X , editou imensos albuns dirigindo o grupo a partir da bateria , a exemplo o tema The Poke
Musicos como Jean Luc Ponty abandonam promissoras carreiras como solistas de orquestra a favor do Fusion , na Alemanha surgem os Passport , banda fenomenal donde sobressai a figura de Klaus Doldinger , com obras como o tema Mandrake .


No japão encontramos Sadao Watanabe e tambem no piano uma senhora inscreve o seu nome no clube , Keiko Matsui , o tema Bridge Over The stars
È legitimo que se perguntem até que ponto poderemos considerar algumas destas musicas como jazz , é uma questão de defenições , certo é que por muito jazz que haja o jazz clássico será sempre o jazz
O nascimento do Fusion foi um passo gigantesco na historia do jazz que cresceu em oferta , procura e qualidade , não só pela importancia musical que representa mas sobretudo pela divulgação mundial que proporcionou a uma musica que até então se encontrava maioritariamente limitada aos Estados Unidos e meia duzia de «freeks» espalhados pelo globo . Bitches Brew e Miles Davis foram os responsaveis por este boom , nos futuros compendios de jazz teremos certamente dois volumes , o Jazz antes e depois de Bitches Brew.
Curiosamente foi a obra mais contestada de Miles e a que mais crticas desfavoraveis mereceu . Julgem vocês mesmo , um dos temas do famoso Bitches Brew