2006-09-21

Dialogos gregos

Antístenes, discípulo de Sócrates, pregava a superioridade da virtude e a inutilidade das coisa materiais. Felicidade, em seu ponto de vista, não tem nada a ver com prazer ou riqueza, mas sim com a pureza da alma e a liberdade de não se sujeitar à tirania dos desejos. Dioneges , o cinico , foi seu discipulo .

Estava Diógenes jantando seu costumeiro prato de lentilhas, quando Arístipos se aproximou. Arístipos, de Cirene, filósofo, adepto do prazer como único bem absoluto na vida. Para poder levar uma vida confortável, vivia bajulando o Rei.

Disse, então, Arístipos a Diógenes:
— Se aprendesses a bajular o Rei, não precisarias reduzir tua alimentação a um
prato de lentilhas.
Por sua vez, Diógenes returquiu :
— E tu, se tivesses aprendido a te satisfazeres sempre com um prato de
lentilhas, não precisarias passar tua vida bajulando o Rei.

NOTA
Se se estao perguntando porque razão o chamavam Diogenes , o cinico ,
dificilmente encontrarão a resposta . Cinico no grego classico significava
parecido com um cachorro , e o nome vem do ginásio onde Antistenes ensinava
, o Cinosarges, palavra que tem a ver com o termo grego kynikós, que
significa "semelhante a cachorro"(kýon,kynos=cão).

O Mito de Sisifo

Já tinha antes citado neste blog "O mito de Sisifo" , mas é uma historia tao bonita e profunda que nao resisti a faze-lo de novo . Dedico-a ao Guerreiro e peço-lhe que de futuro aborde temas mais agradaveis , para me por deprimido o telejornal é suficiente .
O Mito de sisifo nao esta directamente relacionado com o Suicidio , mas esta-lhe intimamente ligado pela extremidade oposta , o amor á vida .

Sisifo era um grego anonimo na Atenas classica . Ficou doente , foi consumido pela febre . Um dia enlouquecido pela mesma pediu á esposa que deitasse o seu corpo na praça publica e o deixasse morrer ali . As esposas Atenienses aceitavam escropulosamente as ordens dos maridos , como vos poderá confirmar o Chico Buarque , e esta nao foi excepção , lançou o corpo do marido na praça principal de Atenas até que a senhora negra o viesse buscar .
Sisfo morreu . Mas depois de morto , ja na outra vida , começou a pensar que a sua esposa nao deveria te-lo escutado , afinal sabia que a sua febre lhe toldava o juizo , deveria te-lo poupado á humilhaçao duma morte na praça publica , era sua obrigação te-lo dissuadido e desobedecido .
Assim procurou os deuses , explicou-lhes a situação e pediu-lhes que o deixassem voltar á Terra para castigar a infame esposa . O pedido foi aceite e Sisifo voltou á terra com um prazo de 2 dias para resolver o assunto . Quando descia uma das tantas encostas gregas , ia tao enebriado pelos cheiros que há tanto tempo nem sentia , que só reparou naquela bela moça que se aproximava quando fixou os seus enormes olhos negros que pareciam penetra-lo até ao fundo do coração . Tinha enormes cabelos negros
e era mais elegante que a propria Diana . Sisifo apaixonou-se loucamente por ela , a vida parecia-lhe agora tão diferente , nunca os cheiros tinham sido tao intensos , nunca o vinho fora tao doce , nunca o amor tinha sido tao arrebatador ...
Sisifo esqueceu completamente a vingança que o trouxera ali e esqueceu o prazo de 2 dias para voltar . Os deuses enviaram-lhe uma mensagem para que voltasse , a qual ele ignorou , nao que nao temesse os deuses gregos famosos pelos castigos infringidos aos prevaricadores , mas simplemente porque achava que aquilo valia mais que tudo o resto .
A vida maravilhosa de Sisifo durou uma semana , finda a qual foi arrastado á força até á presença dos deuses no Olimpo . Na sua ausencia tinham já decidido o seu castigo , deveria ser exemplar , ele desafiara os deuses . Decidiram que o pior castigo que se pode dar a um homem é obriga-lo a fazer um trabalho inutil , e Sisifo iria faze-lo por toda a eternidade .
Foi construida uma pequena montanha cujo acesso ao cume se fazia por uma rampa inclinada , Sisifo devia empurrar uma enorme pedra ate ao cume , empurra-la e faze-la cair no abismo . Depois Desceria a rampa e voltaria a empurrar a pedra até ao cume , empurra-la-ia e ela cairia , e assim havia de ser por toda a eternidade .

Albert Camus nunca foi propriamente um romantico , mas nao resistiu perante a historia de Sisifo , e segundo a sua versao pessoal dos factos , quando Sisifo descia a montanha , nao era o homem triste condenado a uma tarefa inutil para toda a eternidade , não renegava o acto que o pusera naquela horrivel situação , quando descia trazia um brilho nos olhos e um sorriso nos labios , pensava na sua amada , no vinho , nos cheiros , no sol , nos passaros , na semana louca que tinha vivido , e nao se amargurava pelo seu triste destino , estava contente por o ter feito , vivido aquela semana , e pensava que possivelmente fora a unica que realmente viveu .

Em casa á meia noite


I want you to be back home Round About Midnight

Nota sobre o tema


Round About Midnight , referido muitas vezes simplesmente como 'Round Midnight , é um classico especial do jazz , o mais editado de sempre . Da autoria do pianista a quem chamaram o principe do BEBOP , Thelonious Monk . Aqui resulta duma encruzilhada de culturas e uma conjunção deveras singular , Chet Baker e os Gothan Project ...
Depois deste trabalho todo por uma indirecta acho bem que chegues a casa a horas ...