2008-10-15

Hellen Merril


Existe uma senhora que nunca foi aqui referenciada apesar de ser uma das grandes divas do jazz , Hellen Merril nascida em Nova Iorque no ano de 1930 . Se houvessem duvidas quanto á sua qualidade , bastaria dizer que poucas cantoras de jazz se podem gabar de terem sido acompanhadas por um lote de musicos tão famosos como Charlie Parker , Miles Davis , Bud Powell , Earl Hines , Clifford Brown , Gil Evans , Stephanie Grapelli , Gordon Beck ou Steve Lacy .


Hellen Merril começou a tocar profissionalmente aos 14 anos e o seu ultimo trabalho Love Is Song data de 2005 , gravado aos 75 anos .
As musicas abaixo pertencem ao album Music Makers , os musicos da banda são Stephanie Grapelli , Gordon Beck e Steve Lacy . Talvez seja para muitos uma surpresa que a voz que vão ouvir pertença a uma senhora de 56 anos , a idade de Merrill quando a obra foi editada em 1986 .


Round Midnight
Sometimes I Feel Like A Motherless Child
Solitude
When Lights Are Low
Nuages
Music Makers

Estas são pouco menos de metade das musicas da obra , Nuages , Solitude , Round Midnigth são clássicos bastante conhecidos , curiosamente esta foi a primeira obra que conheci da cantora , ainda tenho o vinyl , outra curiosidade , o tema Sometimes I Feel Like a motherless Child , um espiritual negro sobre o qual pesquisei , a primeira informação foi de que teria sido escrito em 1926 por J.W. Johson e J.M. Johnson , como poderão ver no segundo video terá sido da autoria de Samuel Coleridge Taylor (1875-1912) e faria parte da obra Five Negro Melodies For Piano Trio , Opus 59 .
A primeira vez que o ouvi foi no Festival de Woodstock de 1969 , interpretado por Richie Heavens , na altura não fiquei muito impressionado , ao longo dos anos fui ouvindo-o aqui e ali , é um tema bonito com um poema triste , não fosse um espiritual negro , se se derem ao trabalho de pesquisar vão descobrir que mesmo muitos musicos de diferentes quadrantes tocaram este tema .



Richie Heavens , Festival de woodstock , 1969








Se depois de teram acionado o video carregarem no botão do canto inferior direito e depois a 1ª opção de baixo para cima , poderão ver a grande variedade de videos existentes no You-Tube com este tema , existem alguns de coros de igrejas ou associações religiosas que não posso deixar de aconselhar .