2006-11-28

Paul Desmond














Ao fim de algum tempo no jazz começamos a defenir preferencias . Independentemente da qualidade que é apánagio de todos os grandes musicos , defenimos preferencias segundo padroes e gostos proprios . Paul Desmond é dos meus saxofonistas preferido , não porque que ache que é melhor ou pior que outros , mas pela empatia e interação criada no relacionamento musico-ouvinte .
Paul Desmond nasceu em S Francisco no ano de 1924 e faleceu em 1977 . Ingressou no quarteto de Dave Brubeck em 1948 com quem manteria uma parceria ao longo da vida , paralelamente editou também as suas proprias obras e colaborou com imensos musicos como Sideman .
O som do seu sax é simplesmente maravilhoso , suave , aveludado e intimo .
Paul Desmond gravou vários albuns com Jim Hall e é precisamente dessas obras que vamos ouvir alguns temas

GreenSleeves
Uma curiosidade sobre este tema , Greensleeves é uma balada tradicional inglesa de um autor anónimo . Conta uma lenda que Henrique VIII a teria escrito sobre Anne Boleyn , facto bastante improvável já que este estilo musical aparece muito depois da morte do maonarca . A 1ª menção a Greensleeves monta a setembro de 1580 quando simultaneamente duas pessoas quiseram publicar e obter direitos sobre esta musica . Instalou-se a polémica e só em 1584 , um dos intervenientes Richard Jones publicou a versão final como hoje a conhecemos .

Samba Cantina
Glad To Be Unhappy

Uma outra obra juntou Paul Desmond aos Modern Jazz Quartet liderados por Milt jackson , ficam 3 temas

Jesus Christ Superstar , da opera rock com o mesmo nome
Bag´s New Groove

Esta ultima musica , Blue Dove , se calhar vou dizer uma parvoice , mas reconheço este tema do nosso cancioneiro popular , estou sózinho ?

" I don’t like to get up early in the morning so I decided early in life to be a musician " . Esta frase de Desmond pode parecer idilica , mas a verdade é que com 16 anos ele era já um musico profissional .




Biografia Paul Desmond
Discografia Paul Desmond


Saxofone



O saxofone um dos poucos instrumentos musicais fruto de um acto de invenção , literalmente inventado em 1846 pelo austriaco Sax Adolph , alia a potencia do metal com a agilidade da palheta e boquilha que produzem o som carateristico dos instrumentos de madeira , familia á qual ainda hoje pertence o sax .
O saxofone , filho menor da musica europeia , desterrado em bandas militares e filarmónicas , encontrou o jazz em New Orleans , onde o jovem jazz florescia nos eventos musicais da comunidade negra . As caracteristicas do sax adaptam-se de tal forma ao jazz que poderiamos pensar ter sido feito a pensar nele , dificil imagina-lo concebido para bandas militares , ainda que o Sr Sax acalentasse esperanças de um dia integrar as orquestras sinfónicas , acabou contudo por encontrar primeiro o jazz e foi um casamento perfeito .

Existem 8 versoes de saxofone ,sendo 4 mais utilizadas no jazz, do mais agudo ao mais grave , soprano , alto , tenor e baritono .


De todos , o sax alto , que nem é alto nem baixo , é médio , ligeiramente maior que o soprano e ligeiramente menor que o tenor , foi o que talvez maior numero de saxofonistas seduziu .
A figura mostra os saxofones mais agudos , o soprano (que não faz a caracteristica curvatura) e o alto .

A 1ª grande figura do sax alto foi Johny Hodges que no final da decada de 20 se juntou á banda de Duke Ellinghton . Benny Carter foi o unico contemporaneo que o acompanhou em estatura e prestigio .
Charlie Parker que com Dizy Gillespie desenhou o Bebop , cujo discurso temático , sobretudo improvisado , de incrivel complexidade ritmica e harmónica , usando notas dissoanantes (as extensoes superiores dos acordes) , concretizado á velocidade da luz , distingue-se dos outros conceituados sax-alto da época , enquanto executante e na importancia da sua contribuição na defenição e evolução do jazz , criando rapidamente uma escola de seguidores , Sonny Siit , Phill Woods ou Cannonball Adderly .


A outra face do Be-bop , o Cool , usando os mesmos pressupostos harmonicos e melodicos mas distinguindo-se por um fraseado de dinamica impassivel , viu surgir no sax alto nomes como Lee Konitz , Art Pepper , Paul Desmond ou Jackie McLean .
Ao mesmo tempo que o discurso bebop endurecia em direção ao Hard e ao free , outros alto surgiram de relevancia indelevel na nova doutrina , Eric Dolphy , Ornete Coleman , Antonhy Braxton , Steve Coleman ou john Zorn .
Nomes marcantes do jazz usaram outros tipos de sax como John Coltrane , Stan Getz ou Ben Webster , fazendo do instrumento um dos mais importantes pilares do jazz , as improvisações de saxofone inspiraram os solos de guitarra do Rock'Roll , elevando a importancia deste instrumento na renovação não só do jazz como da musica moderna em geral .

Sax Baritono

















Paul Desmond conseguia do seu sax alto um som aveludado , cristalino e intimo que o tornaram numa lenda , o tema A Taste of Honey , acompanhado por Jim Hall .

A Taste of Honey

Alfred Gockel




































Link Alfred Gockel WebSite
Link Mostra Pinturas Alfred Gockel