2007-03-29

Janis joplin


A 19 de Janeiro de 1943 , nascia em Porth Arthur uma das mais impressionantes vozes femeninas do rock e dos Blues , Janis Joplin . Após ter concluido aí o curso secundário no Jefferson High School em 1960 foi para a Universidade do Texas em Austin e tres anos mais tarde mudar-se-ia para a capital da revolução hippie , S Francisco , onde começa a sua aventura musical na banda de Big Brother & Holding Company e o seu historial de abuso de drogas e alcool .
Nesta banda que gozava dum relativo sucesso Janis era uma voz secundária até que no Montrey Pop Festival arrancou para a fama com o hit Ball and Chain . O tema foi na altura gravado no video que encontram a seguir .

Ball and Chain



O 2º album da banda seria um sucesso mas mesmo assim pouco tempo depois Janis abandonaria a banda para uma carreira a solo .
O 1º album foi I Got Dem Ol' Kozmic Blues Again Mama em 1969 , acompahada da banda Kozmic Blues Band . Quando o grupo se separou formou uma nova banda , os Full Tilt Boogie Band como qual produziria o album Pearl editado em 1971 , já depois da sua morte .

Janis Joplin morreu de overdose de heroína em 4 de outubro de 1970, em Los Angeles, Califórnia, com apenas 27 anos. Foi cremada no cemitério-parque memorial de Westwood Village, na cidade de Westwood, Califórnia, e suas cinzas foram espalhadas pelo Oceano Pacífico numa cerimônia. O álbum Pearl foi lançado 6 meses após sua morte. O filme The Rose, com Bette Midler no papel de Janis Joplin, baseou-se em sua vida.

Editou apenas estes 2 albuns , os outros que existem , In Concert de 1972 , dois anos apos ter falecido , é composto de temas de 1968 ainda com os Big Brother & Holding Company e de 1970 com os Full Tilt Boogie , Janis Joplin de 1978 e Prime Cuts de 1983 são coletaneas ou Alternative Takes não contendo originais importantes .

A personalidade irreverente e polémica de Janis aliada a uma morte por overdose tornaram-na numa lenda acerca da qual se contam todo o tipo de histórias , muito poucas com algo de verdade , tudo o que podemos afirmar com certeza sobre ela é que foi e é uma das maiores cantoras de blues de todos os tempos , senão a a maior...

Os dois videos disponiveis são o clássico Summertime e Cry Baby gravado num show em Toronto no ano em que viria a falecer , 1970 .

Summertime



Cry Baby , Live in Toronto 1970




Este video onde vemos uma excelente interpretação de Move Over , contem também um pequena entrevista de cerca de 5 minutos , foi a primeira vez que tive a oportunidade de ver algo de Janis em vida fora do palco , é uma pessoa super simpática , com um sentido de humor apurado e uma ideia acerca dos homens muito própria ...

Move Over and Interview in 1970



Outras musicas de Janis Joplin

Get It While You Can
Summertime
Mercedes Benz
Turtle Blues




Les Feuilles Mortes

Bom , já que estamos numa onda de dedicatórias , queria deixar esta interpretação invulgar do Autumn Leaves para uma amiga especial , que também tem uma caracteristica invulgar nas mulheres , é bonita por dentro e por fora . Um beijo , boas férias Titinha ...






Frank Zappa on the Steve Allen Show

Este video é um presente especial para todos os fãs de Frank Zappa , mas sobretudo para um fã especial , pro Fredinho , perdão , ele detesta que o chame assim , pro meu filho Frederico .