2008-02-18

A Primeira Vez de Coltrane


Este Post é especialmente dedicado aos fãs de Trane , o tema apresentado apesar de ser de pouco mais de dois minutos tem uma particularidade que o torna muito especial , é a primeira gravação de John Coltrane , o primeiro registo da sua enorme discografia , decorria o ano de 1951 e Coltrane viva a sua 25ª primavera .
Passado mais de meio século Trane continua a ser idoltrado por uma legião de admiradores que sem algum tipo de comtemplações o consideram o melhor saxofonista de todos os tempos e o musico mais influente no desenvolvimento do jazz moderno











Curiosamente poderemos concluir deste pequeno solo que neste momento precoce da sua carreira Trane tinha já perfeitamente defenida a essencia da sonoridade que caracterizaria a sua musica e a qual cultivaria intensamente durante os seus mais 16 anos de vida , Coltrane foi-lhe sempre fiel apesar dos muitos e diferentes trilhos musicais que percorreria , uma sonoridade única e inconfundivel .


Solo     Gravado em 1951 , a primeira gravação efectuada por Coltrane






E já que falamos de Coltrane gostava de dar um pouco mais a conhecer desse excelente musico que teve uma influencia tão decisiva no desenvolvimento do jazz . Contrariamente á maioria dos musicos que procuraram novas vias e tiveram influencia maior nas directrizes do jazz , a musica de Trane que alterna entre momentos de contemplação e extase com gritos de dor e revolta , parece ser mais uma impossibilidade de ser diferente do que uma opção musical consciente , os sentimentos expressos são genuinos , intimos e muitas vezes violentos , variando entre a beleza
comtemplativa do universo e a dor duma existencia contorbada , um vulcão embalado no seu adormecimento mas que a qualquer momento acorda libertando violentamente tudo o que a alma já não consegue guardar .





Em concerto Trane transfigurava-se , a sua musica tornava-se muitas vezes agressiva , violenta e provocadora , poucos desses concertos foram gravados condenando ao esquecimento uma das facetas mais interessantes e polémicas da obra do musico e uma das razões na base da incompatibilidade latente entre Miles e Coltrane que levaria á cisão de uma das mais famosos quintetos de jazz da historia .






Como poderão constatar na entrevista do 2º video a critica era bastante desfavoravel a esta forma ortodoxa de abordar o jazz , facto que alias não parece ter exercido qualquer entrave ás convições inabalaveis de Trane que prossegiu impavido e sereno , indiferente á critica , atitude que lhe .
valeu o epiteto de " O jovem furioso " .







O 1º video traz-nos um tema que já varias vezes foi aqui postado , Afro Blue , não foi composto por Trane , da autoria de Mongo Santamaria , adapta-se clinicamente á sua sonoridade e readquire um nova vida no saxofone de John Coltrane .







O video seguinte não é prpriamente um video , trata-se duma entrevista a Coltrane acompanhada por fotos das suas obras , remonta á época do lançamento de um dos mais importantes albuns do musico , Giant Steps , decorria o ano de 1959 . Não existem muitas entrevistas do introspectivo e reservado Coltrane , a personalide recatada de Trane contrasta fortemente com a exuberancia da sua musica , quer se goste ou não , é impossivel ficar-lhe indiferente .






O ultimo video ,o tema de Miles So What , apresenta-nos um "dream time" do jazz , Miles Davis e John Coltrane , um casamento breve que deixou marcas profundas em Miles , marcas que influenciriam as suas decisões e consequentemente o futuro do jazz . O famoso quinteto que gravou a sua primeira obra em 26 de Outubro de 1955 era aina composto por Red Garland , Paul Chambers e Philly Joe Jones .










0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial