2007-01-25

Wes Montgomery



A forma anarquica como foi planeado este pequeno estudo sobre o bebop acabaria por fazer emergir mais cedo ou mais tarde algumas lacunas . Uma bem grave foi ter omitido aquele que muitos consideraram o sucessor de Charlie Christian , o guitarrista Wes Montgomery .


Nascido a 6 de Março de 1925 em Indianaplois , começou a aprender a tocar guitarra sozinho no ano de 1943 , cinco anos depois acompanhava a banda de Lionel Hampton . Em 59 grava o seu primeiro disco em trio com o organista Melvin Rhyne , e em 1960 lança o album que o tornará famoso em todo o mundo , The Incridible Jazz Guitar of Wes Montgomery .

Deste album que o tornou mundialmente famoso , The Incridible Jazz Guitar of Wes Montgomery , 3 temas
Four On Six
D Natural Blues
West Coast Blues

A sua carreira pode facilmente ser dividida em 2 periodos , o primeiro de 59 a 63 , com a Riverside , e 64 a 66 na Verve , dedicado exclusivamente ao jazz , como lider ou sideman , ao lado de nomes como Jimmy Smith , Wynton Kelly , Don Sebesky e Creed Taylor .
O segundo periodo a partir de 67-68 quando assina com a ABM , em que grava tres obras , todas elas sucessos de vendas , e onde o jazz é trocado pela musica pop .
Morre no ano de 1968 de ataque cardiaco .




Um classico , Besame Mucho

Pessoalmente sempre me custou comprender a desmesurada importancia e influencia atribuida a este musico , sobretudo se o comparamos com outros contemporaneos como por exemplo Kenny Burrel .







Guibson L-5 de WM

1 Comentários:

Às 10:56 , Blogger Talk Talk disse...

Passei por aqui para te deixar um grande abraço

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial