2007-01-25

Jimmy Smith



Jimmy Smith , nascido a 8 de Dezembro de 1928 em Norristown , foi o primeiro musico a introduzir com exito o orgão na dinamica do jazz .
O seu orgão defeniria um tipo de sonoridade de tal forma caracteristico e inconfundivel que hoje é chamado de som Hammond e qualquer orgão de qualquer marca traz um registo para obter esta sonoridade entre as muitas que consegue modular .
Havia musicos que no passado tinham usado orgãos , Fats Waller e o próprio Count Basie , Oscar Peterson , Milt Bukner , mas nunca tinha havido uma tentativa séria e continuada , o orgão é talvez o instrumento que permite menos a mediocridade , a mais ligeira falta de gosto , a mais infima falta de tacto , liberta os seus estribilhos de bailarino e os suspiros musette que os apreciadores de jazz tanto detestam .

Apesar de todas as potencialidades e versatilidade que este instrumento possui poucos pareciam acreditar que o orgão se pudesse adaptar ao jazz , e a verdade é que antes de Jimmy Smith aparecer com o seu orgão (e atenção que estamos a usurpar o vocabulo orgão , o instrumento não possui nem foles nem tubos , os sons são na realidade produzidos pela amplificação de correntes induzidas numa serie de bobines) Hammond ninguem tinha ainda provado o contrario .
Usando todo o grande leque de potencialidades deste , baixo , coros , ritmos , solos , enorme variedade de sons , misturou influencias de R&B , Blues e Godspells com as novas referencias Bebop , conseguiu um som solto , alegre , pleno de ritmo , que rapidamente fez escola e foi amplamente reproduzido por um grande numero de seguidores .




Jimmy Smith aprendeu a tocar piano com os pais , teve formação musical classica no Hamilton School of Music e na Ornstein School of Music . Começou a tocar orgão em 1951 ganhando rapidamente uma enorme reputação . Os espectaculos no Cafe Bohemia , no Birdland e a sua espectacular actuação no fstival de jazz de Newport lançaram-no defenitivamente numa carreira de sucesso .




Seria exaustivo enunciar todos os grandes musicos com quem tocou e gravou , fez também imensas tournés dentro e fora dos States e deixou uma obra imensa quando faleceu a 8 de Fevereiro de 2005 .


Alguns temas de Jimmy Smith
Delon's Blues
The Cat
Blues for J
Night Train

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial