2007-01-05

Third Stream


     O Third Stream representa uma corrente menos expressionista que as da época , mais impressionista e intimista , propos-se conjugar certas formulas de musica clássica com a sensibilidade caracteristica das interpretações jazzisticas .
     Não sendo quantitivamente muito fecunda , é ilustrada fundamentalmente por 3 grupos , o quarteto de Gerry Mulligan que incluia o trombonista Bob Brookmeyer mais tarde substituido pelo trompetista Chet Baker , o trio de Jimmy Giuffre e os Modern Jazz Quartet liderado pelo pianista John Lewis e mais tarde pelo vibrofonista Milt Jackson .



    Caracterizado por concepções frescas , imprimidas de uma grande doçura , recorreram a formações pouco vulgares na época , o quarteto de Mulligan não tinha piano , o trio de Giuffre naõ tinha bateria e o MJQ juntava dois instrumentos que na altura raramente se conjugavam num grupo de jazz , o piano e o vibrofone , o ideal subjacente era fornecer ao jazz a musica de camara .








    O Third Stream não fez própriamente escola , mas os MJQ mantiveram-se durante 40 anos e sempre fieis á filosofia do estilo . Os outros acabaram por abandona-lo ou simplesmente incorporaram outras influencias , sofreram evoluções e transformações , alteraram o sentido , de modo que o unico digno representante desta corrente acaba por ser os Modern Jazz Quartet .





     Um exemplo demonstrativo desta corrente é o album dos Modern Jazz Quartet , Blues on Bach , donde extraimos 4 temas . Os coros fantasticos que podem ouvir são da responsabilidade das Swingle Sisters .

Fugue in C Minor
Blues in C Minor
Air on a G Srting
Ricercaret



     Não podemos contudo desprezar o contributo de outros , como exemplo , estes três temas de Gerry Mulligan acompanhado por Chet Baker , do album Nights at Turntable

Makin' Whoopee
Walkin' Shoes
Darn That Dream

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial