2006-11-28

Saxofone



O saxofone um dos poucos instrumentos musicais fruto de um acto de invenção , literalmente inventado em 1846 pelo austriaco Sax Adolph , alia a potencia do metal com a agilidade da palheta e boquilha que produzem o som carateristico dos instrumentos de madeira , familia á qual ainda hoje pertence o sax .
O saxofone , filho menor da musica europeia , desterrado em bandas militares e filarmónicas , encontrou o jazz em New Orleans , onde o jovem jazz florescia nos eventos musicais da comunidade negra . As caracteristicas do sax adaptam-se de tal forma ao jazz que poderiamos pensar ter sido feito a pensar nele , dificil imagina-lo concebido para bandas militares , ainda que o Sr Sax acalentasse esperanças de um dia integrar as orquestras sinfónicas , acabou contudo por encontrar primeiro o jazz e foi um casamento perfeito .

Existem 8 versoes de saxofone ,sendo 4 mais utilizadas no jazz, do mais agudo ao mais grave , soprano , alto , tenor e baritono .


De todos , o sax alto , que nem é alto nem baixo , é médio , ligeiramente maior que o soprano e ligeiramente menor que o tenor , foi o que talvez maior numero de saxofonistas seduziu .
A figura mostra os saxofones mais agudos , o soprano (que não faz a caracteristica curvatura) e o alto .

A 1ª grande figura do sax alto foi Johny Hodges que no final da decada de 20 se juntou á banda de Duke Ellinghton . Benny Carter foi o unico contemporaneo que o acompanhou em estatura e prestigio .
Charlie Parker que com Dizy Gillespie desenhou o Bebop , cujo discurso temático , sobretudo improvisado , de incrivel complexidade ritmica e harmónica , usando notas dissoanantes (as extensoes superiores dos acordes) , concretizado á velocidade da luz , distingue-se dos outros conceituados sax-alto da época , enquanto executante e na importancia da sua contribuição na defenição e evolução do jazz , criando rapidamente uma escola de seguidores , Sonny Siit , Phill Woods ou Cannonball Adderly .


A outra face do Be-bop , o Cool , usando os mesmos pressupostos harmonicos e melodicos mas distinguindo-se por um fraseado de dinamica impassivel , viu surgir no sax alto nomes como Lee Konitz , Art Pepper , Paul Desmond ou Jackie McLean .
Ao mesmo tempo que o discurso bebop endurecia em direção ao Hard e ao free , outros alto surgiram de relevancia indelevel na nova doutrina , Eric Dolphy , Ornete Coleman , Antonhy Braxton , Steve Coleman ou john Zorn .
Nomes marcantes do jazz usaram outros tipos de sax como John Coltrane , Stan Getz ou Ben Webster , fazendo do instrumento um dos mais importantes pilares do jazz , as improvisações de saxofone inspiraram os solos de guitarra do Rock'Roll , elevando a importancia deste instrumento na renovação não só do jazz como da musica moderna em geral .

Sax Baritono

















Paul Desmond conseguia do seu sax alto um som aveludado , cristalino e intimo que o tornaram numa lenda , o tema A Taste of Honey , acompanhado por Jim Hall .

A Taste of Honey

1 Comentários:

Às 10:15 , Blogger Titá disse...

Eis um dos instrumentos que mais gosto d eouvir...

DE facto, tens feito aqui um serviço de verdadeira utilidade pública/Cultural.
Parabéns e obrigada pelo muito que nos ensinas.
Beijo

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial