2006-11-28

Paul Desmond














Ao fim de algum tempo no jazz começamos a defenir preferencias . Independentemente da qualidade que é apánagio de todos os grandes musicos , defenimos preferencias segundo padroes e gostos proprios . Paul Desmond é dos meus saxofonistas preferido , não porque que ache que é melhor ou pior que outros , mas pela empatia e interação criada no relacionamento musico-ouvinte .
Paul Desmond nasceu em S Francisco no ano de 1924 e faleceu em 1977 . Ingressou no quarteto de Dave Brubeck em 1948 com quem manteria uma parceria ao longo da vida , paralelamente editou também as suas proprias obras e colaborou com imensos musicos como Sideman .
O som do seu sax é simplesmente maravilhoso , suave , aveludado e intimo .
Paul Desmond gravou vários albuns com Jim Hall e é precisamente dessas obras que vamos ouvir alguns temas

GreenSleeves
Uma curiosidade sobre este tema , Greensleeves é uma balada tradicional inglesa de um autor anónimo . Conta uma lenda que Henrique VIII a teria escrito sobre Anne Boleyn , facto bastante improvável já que este estilo musical aparece muito depois da morte do maonarca . A 1ª menção a Greensleeves monta a setembro de 1580 quando simultaneamente duas pessoas quiseram publicar e obter direitos sobre esta musica . Instalou-se a polémica e só em 1584 , um dos intervenientes Richard Jones publicou a versão final como hoje a conhecemos .

Samba Cantina
Glad To Be Unhappy

Uma outra obra juntou Paul Desmond aos Modern Jazz Quartet liderados por Milt jackson , ficam 3 temas

Jesus Christ Superstar , da opera rock com o mesmo nome
Bag´s New Groove

Esta ultima musica , Blue Dove , se calhar vou dizer uma parvoice , mas reconheço este tema do nosso cancioneiro popular , estou sózinho ?

" I don’t like to get up early in the morning so I decided early in life to be a musician " . Esta frase de Desmond pode parecer idilica , mas a verdade é que com 16 anos ele era já um musico profissional .




Biografia Paul Desmond
Discografia Paul Desmond


0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial