2008-11-28

Picture This

Tenho seguido com alguma atenção e regularidade o canal MEZZO que como devem saber é exclusivamente dedicado á musica e grande parte da programação dedicada ao jazz .
Não pude deixar de ficar surpreendido com o imenso numero de execelentes musicos , a maioria bastante jovem e desconhecidos(pelo menos para mim) , que tem aparecido recentemente na esfera do jazz .
O facto fez-me concluir que um dos pontos negativos deste blog tem sido o ostracismo a que tem sido sujeito o jazz contemporaneo , das poucas vezes que o fizemos foi quase sempre na area do jazz-rock e do smooth-jazz e as excepções de musicos jovens ligados ao jazz classico ficaram-se por Brad Mehldau , Dennis Roodman e pouco mais , de qualquer forma musicos já com um elevado estatuto .
Iremos de futuro tentar inverter esta situação , dedicando mais tempo ao jazz contemporaneo mas procurando sobretudo musicos jovens e desconhecidos , e no jazz quando falamos em jovens falamos duma faixa étaria alargada já que mesmo um excelente musico precisa geralmente de um bom par de anos para consolidar uma posição de destaque num meio onde a concorrencia é grande e a qualidade muito elevada . Dentro dos possiveis tentaremos preveligiar aqueles com ligações mais profundas ao jazz clássico , é uma promessa ...


Hoje não vamos escutar propriamente um jovem nem um desconhecido , contudo apesar de Billy Cobham contar actualmente 63 anos , produz (como alias sempre produziu) uma musica actualizada com a frescura propria da juventude e um ritmo invejável ou não estivessemos falando dum dos maiores percussionistas da actualidade .



O album Picture This editado em 1987 tem um elenco de luxo , Grover Washington Jr nos saxs soprano e tenor , Randy Brecker irmão do falecido Michael Brecker e outro lado da moeda dos Brecker Brothers no cornetim , Tom Scoot no sax tenor , George Duke nas teclas e Ron Carter no baixo . A obra está publicada na integra .


Two For Juan
Taurian Matador
Same Old Love
Coming Attrations
Sign On The Times
You Within Me Within You
The Juggler
Danse For Noh Masque
This One´s For Armando





0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial