2007-03-29

Janis joplin


A 19 de Janeiro de 1943 , nascia em Porth Arthur uma das mais impressionantes vozes femeninas do rock e dos Blues , Janis Joplin . Após ter concluido aí o curso secundário no Jefferson High School em 1960 foi para a Universidade do Texas em Austin e tres anos mais tarde mudar-se-ia para a capital da revolução hippie , S Francisco , onde começa a sua aventura musical na banda de Big Brother & Holding Company e o seu historial de abuso de drogas e alcool .
Nesta banda que gozava dum relativo sucesso Janis era uma voz secundária até que no Montrey Pop Festival arrancou para a fama com o hit Ball and Chain . O tema foi na altura gravado no video que encontram a seguir .

Ball and Chain



O 2º album da banda seria um sucesso mas mesmo assim pouco tempo depois Janis abandonaria a banda para uma carreira a solo .
O 1º album foi I Got Dem Ol' Kozmic Blues Again Mama em 1969 , acompahada da banda Kozmic Blues Band . Quando o grupo se separou formou uma nova banda , os Full Tilt Boogie Band como qual produziria o album Pearl editado em 1971 , já depois da sua morte .

Janis Joplin morreu de overdose de heroína em 4 de outubro de 1970, em Los Angeles, Califórnia, com apenas 27 anos. Foi cremada no cemitério-parque memorial de Westwood Village, na cidade de Westwood, Califórnia, e suas cinzas foram espalhadas pelo Oceano Pacífico numa cerimônia. O álbum Pearl foi lançado 6 meses após sua morte. O filme The Rose, com Bette Midler no papel de Janis Joplin, baseou-se em sua vida.

Editou apenas estes 2 albuns , os outros que existem , In Concert de 1972 , dois anos apos ter falecido , é composto de temas de 1968 ainda com os Big Brother & Holding Company e de 1970 com os Full Tilt Boogie , Janis Joplin de 1978 e Prime Cuts de 1983 são coletaneas ou Alternative Takes não contendo originais importantes .

A personalidade irreverente e polémica de Janis aliada a uma morte por overdose tornaram-na numa lenda acerca da qual se contam todo o tipo de histórias , muito poucas com algo de verdade , tudo o que podemos afirmar com certeza sobre ela é que foi e é uma das maiores cantoras de blues de todos os tempos , senão a a maior...

Os dois videos disponiveis são o clássico Summertime e Cry Baby gravado num show em Toronto no ano em que viria a falecer , 1970 .

Summertime



Cry Baby , Live in Toronto 1970




Este video onde vemos uma excelente interpretação de Move Over , contem também um pequena entrevista de cerca de 5 minutos , foi a primeira vez que tive a oportunidade de ver algo de Janis em vida fora do palco , é uma pessoa super simpática , com um sentido de humor apurado e uma ideia acerca dos homens muito própria ...

Move Over and Interview in 1970



Outras musicas de Janis Joplin

Get It While You Can
Summertime
Mercedes Benz
Turtle Blues




0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial