2006-11-30

Miles Davis , O 2ª Quinteto





O 2º quinteto clássico de Miles Davis é formado pouco tempo depois da dissolução do sexteto que produziu o "Kind of Blue" . Em rota de colisão com Bill Evans devido á polemica da autoria das musicas e magoado pela saida de John Coltrane , Miles decide substituir os renomeados musicos que o acompanhavam por jovens desconhecidos .
A 1ª obra deste quinteto formado por Wayne Shorter no sax , Herbie Hancock no piano , Ron Carter no baixo e Tony Williams na bateria foi E.S.P. no ano de 1965 . Dois anos depois surge Nefertiti ,1967, a 5ª e ultima obra do quinteto que entre-meio produziria Live at Plugges Nickle 1965 , Miles Smiles in Berlin 1966 e Sorcerrer 1967 .
A qualidade evindenciada por estes jovens , hoje nomes famosos do jazz , devem ter surpreendido muito boa gente , a verdade é que Miles tinha um faro especial para talentos , estes 4 jovens seriam apenas o começo de toda uma escola , seguir-se-iam John McLauglin , Chick Corea , Stanley clarke , Billy Cobham , Keith Jarret , Marcus Miller , Dave Holland e muitos outros jovens promissores que chegariam ao estrelato pela mão de Davis . .

Neffertiti é historicamente talvez o album mais importante da obra de Miles , o fim dum ciclo , a ultima obra de jazz classico , marca também o fim do uso de instrumentos exclusivamente acusticos . A partir daqui tudo seria radicalmente diferente .
Dois anos mais tarde Miles estaria já envolvido num novo projecto , o lançamento de Bitches Brew que abriria o caminho ao fusion , incluiria o uso de intrumentos eletronicos , marcaria o nascimento do jazz-rock e traria grande contestação ás suas opções musicais que passavam agora pela introdução de elementos de rock , funkie e free nas composições .

Deste 1º album do quinteto , E.S.P. , tres temas

E.S.P.
Iris
R.J.




Do album Nefertiti , outros 3 temas
Hand Jive
Madness
Pinochio



Deste famoso quinteto fica ainda esta versão de Autumn Leaves , gravado durante um concerto em 25 de Setembro de 1964 no Philarmonic Hall de Berlim .

Autumn Leaves


0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial