2005-12-01

Slowhands


Deu-me a sensação que se sabe muito pouco de Eric Clapton , e sobretudo não se tem a noção da importancia da sua influencia em guitarristas posteriores e na musica em geral . Reduzir Eric Clapton a um eximio guitarrista como tantos outros , é no minimo fugir á verdade , porque Clapton is God ...

Clapton is God , era uma frase comum nos grafitis de Londres dos anos 60 , e revelador do carisma e popularidade que Clapton já entao possuia . Começou a tocar em grupos de blue-rock como os Rooster e Casey Jones e fez-se notar no seio dos Yardbirds onde tocou com Jimmy Page e Jeff Beck . Nos concertos era explosivo, quebrava frequentemente cordas , enquanto as recolocava , o publico acompanhava com palmas , o que lhe valeu a alcunha de « Slowhands » .
Os dois albuns dos Yardbirds foram um sucesso , apesar disso Clapton terá achado que estava a desviar-se da linha musical que pretendia , abandona o grupo em 1965 para se juntar a John Mayall nos Bluebreakers . Dois anos depois forma os Cream com o baixista Jack Bruce e o Baterista Ginger Baker .

Os Cream foram um sucesso e consagraram Clapton como o melhor guitarrista ingles .
A banda separa-se em 1969 devido á incapacidade de coexistencia dos musicos .
Clapton travalha entao com George Harrison , mas apaixona-se pela esposa deste ,Pattie Boyd, fica com ela , o que arruinaria e amizade entre ambos .
Forma o grupo Blind Faith (1969) sem muito sucesso , desiludido pára de compor , acompanha por vezes os Delaney & Bonnie , e em 1970 usando a banda como base , cria os Derek and the Dominos , lança o duplo album Layla and Other Assorted Songs , que é um enorme sucesso .
A morte de Jimi Hendrix afectou imenso Clapton , e foi o começo duma serie de acidentes que o marcariam imenso . Um ano depois, o musico e amigo Duane Allman morre num acidente de motocicleta , o seu baterista Jim Gordon, que sofria de esquizofrenia não-diagnosticada , durante um surto psicótico, mataria a própria mãe a marretadas, sendo confinado em um hospício, onde permanece até hoje , em 1990 Stevie Ray Vaughan e os amigos e membros da banda , Colin Smythe e Nigel Browne , morrem num acidente de helicopetro , e um ano mais tarde o seu filho caira do 44 andar do seu apartamento .
Clapton procurou muitas vezes refugio no alcool e em drogas , o que o manteve parado 5 anos , lança 461 Ocean Boulevard em 1974 e em 1975 o fabuloso E.C. was Here , e a partir daqui mais uma vintena de albuns .

Além de todas as suas exepcionais qualidades como musico , E.C. é genuino no sentimento que empresta aos temas ,e na forma como os interpreta , cada tema tem um pouco de si e um pouco de cada um de nos , nao , Eric Clapton nao é apenas mais um eximio guitarrista , é um eximio guitarrista capaz de compor , tocar e cantar temas maravilhosos duma forma simples e arrebatadora , que nos faz sentir a musica como um pouco de nos proprios .


LINK ********** Ramblin on My Mind , Eric Clapton

5 Comentários:

Às 23:22 , Blogger Titá disse...

Estás mesmo perdoado!Agora sim, redimiste-te

Esta é a homenagem que mais aguardava ver aqui.

Eric Patrick Clapton, merecia mais que ninguem ser falado e apresentado neste blog, que considero o mais informativo na área do blues e do jazz.

Obrigada
Beijo
Ps. Amanha é melhor nem nos vermos Ad, pq o meu sporting vai ganhar ne?

 
Às 09:30 , Blogger Miguel Baganha disse...

(Continuo a preferir J.J. cale...)No entanto parabens por sintetizares tão bem a vida deste musico intenso.

(desconhecia que ele tinha ficado com a mulher do amigo..."Casualties".)

Força sportiiingue!!!Hoje é a doer,Ad!:-)

 
Às 12:43 , Blogger Talk Talk disse...

Gosto do trabalho do Eric Clapton, especialmente as coisas mais antigas (anos 70). Quanto ao futebol não vou dizer mais nada pois os meus companheiros de clube já abriram as hostilidades. Mas estou com um felling... é melhor não dizer qual senão eles chateiam-se comigo.

 
Às 15:01 , Anonymous Anónimo disse...

Ad isso é mto mimo....fizeste-hle a vontade? à deusa?

 
Às 01:33 , Blogger Suga_Mentes disse...

Ó Sóninha , esses metodos nao sao um bocado antiquados por SIS ? A Tita disse-me que trabalhavas na descoberta de novos metodos de interrogatorio , esperava mais de ti ...

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial