2008-12-05

Tal Farlow

Tal Farlow tinha 21 anos quando pegou numa guitarra , um ano depois tocava profissionalmente , meia duzia de anos mais tarde podiamos ve-lo ao lado de musicos como Charles Mingus , Artie Shaw , Red Norvo ou Tommy Flanagan .
Tão conhecido pelos seus dotes de guitarrista quanto pelas frequentes recusas em tocar , Farlow parecia não atribuir muita importancia á sua carreria como guitarrista , entre 1960 e 1975 dedicou-se á pintura , tocava apenas localmente e gravou uma unica obra neste periodo de 15 anos . O cenário seria diferente nos oito anos seguintes , periodo apos o qual voltou a desaparecer do meio musical .
Nascido em 1921 viria a falecer com 77 anos em Nova Iorque vitima dum cancro .




Curiosamente a obra disponibilizada Chromatic Pallete editada em 1981 , cinco anos antes de falecer , chamou a minha atenção pela beleza do piano da responsabilidade de Tommy Flanagan que com o baixista Gary Mazzaroppi compõe o trio em questão , piano , guitarra e baixo .

Tommy Flanagan nasceu em 1930 em Detroit , foi o pianista de Ella Fitzgerald entre 1963 e 1978 e só apos essa data se pode então dedicar aos trabalhos a solo e como lider de diferentes bandas .





Seria injusto não mencionar o excelente trabalho do baixista Gary Mazzaroppi nesta obra e o melhor elogio que poderemos fazer é sublinhar o facto de não existir uma bateria nesta banda o que poe nas costas do baixo de forma acentuada a responsalidade ritmica , certo que partilhada com o piano mas é o baixo proporciona o balanço necessario ao equilibrio e é ele que marca o tempo e mudanças ritmicas , quer acelarações quer desacelarações que normalmente numa banda seriam da responsabilidade do baterista .






Os 8 temas da obra Chromatic Pallete , publicado na integra , alias de futuro todas as obras serão integralmente publicadas


All Alone
Nuages
I Hear a Raphosody
If I Were a Bell
St Thomas
Blue Art , Too
Stella By Starlight
One For My Baby



No video abaixo podemos ver Tal Farlow ao lado de outros dois grandes guitarristas , John Abercombie e Larry Coryell , no tema Autumn Leaves

Video Autumn Leaves





0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial