2008-11-14

Soft Machine , Vols 5 , 6 , 7

Com o post de hoje ficam completas as 7 primeiras obras dos Soft Machine , curiosamente apenas denominadas cronologicamente por volumes .
Talvez tenham reparado que o Volume 4 é muito diferente dos anteriores e representa uma evolução enorme na musica dos Soft , sendo talvez a 1ª obra que realmente pode ser chamada de jazz-rock é também a ultima que conta com a participação dos membros fundadores Kevin Ayers e Robert Wyatt . O inicio da decada de 70 coincide com uma espiral de inspiração , os Pink Floyd lançam as suas mais emblematicas obras , no ano de 1970 a melhor obra dos Pink e talvez a melhor obra de rock sinfonico de sempre , Atom Heart Mother , Meddle no ano seguinte . Os King Crimpson editam o fabuloso In The Court of Crimson King e o mundo musical é surpreendido pela obra Tarkus dos recem formados Emerson , Lake & Palmer (sendo que Greg Lake abandonou os King Crimson para formar o trio). Na mesma época surgem os Genesis e em 1973 a obra impar Sailing England By The Pound . É precisamente no inicio da decada de 70 que aparecem também os YES e tres anos mais tarde o extraordinario triplo album Yes Songs . no inicio da decada aparecem também os Queen (1973)e 2 anos depois a sua primeira grande obra Sheer Heart Attack e A Night at The opera no ano seguinte . Será que o sete é mesmo um numero mágico ?
Os 5 primeiros anos da decada 70 correspondem a uma escalda musical sem precedentes , comparavel talvez á revolução do surgimento do rock mas envolvendo musicos com formação o que permitia abarcar um universo musical muito maior e abria portas a um numero ilimitado de variações , o jazz não escapou também a este fenomeno de inspiração coletiva , 1969 ve surgir Bitches Brew de Miles Davis , o album que vira uma das paginas mais importantes da historia do jazz .







Soft Machine Volume 5











Soft Machine Volume 6












Soft Machine Volume 7





0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial