2008-11-26

Paul Chambers


Paul Chambers é um dos mais miticos e admirado contra-baixistas da história do jazz apesar da sua curta carreira , nascido a 22 de Abril de 1935 em Pittsburg viria a falecer 34 anos mais tarde em Nova-Iorque .
Durante os 8 anos entre 1955 e 1963 foi o baixista oficial do quinteto de Miles Davis , entre os muitos dos musicos mais consagrados da época que acompanhou destacamos John Coltrane , Kenny Burrell , Sonny Rollins , Cannonball Adderlly , Wynton Kelly , Bud Powell , Fredie Hubard , JJ Johnson e Kay Winding .
Foi um dos primeiros musicos a utilizar o baixo como instrumento de solo e não estariamos muito longe da verdade se dissessemos que na éopca não havia outro baixista com o seu estatuto .



São cinco os anos durante os quais Paul Chambers editou obras a solo , a 1ª foi High Step em 1955 e a ultima 1 St Bassman em 1960 , um total de 8 obras , foi tudo quanto nos deixou o musico que prometia ser um marco na historia do jazz e do baixo em particular .





A obra disponibilizada , Paul Chambers Quintet , foi editada em 1957 pela Blue Note , participaram neste quinteto algum dos nomes mais famosos da época , hoje musicos históricos como Donald Byrd (tenor sax), Clifford Jordan (sax) , Tommy Flanagan (piano) e Elvin Jones (drums) .

The Hand of Love
Beauteous
Four Strings
What´s New



Na obra Bass on Top editada em 1957 também pela Blue Note , Chambers lidera um quarteto comoposto pelo guitarrista Kenny Burrel , pianista Hank jones e o baterista Art Taylor . A obra encontra-se num unico file MP3 , foi sacada em APE e convertida . Já agora se conhecerem algum programa que ao converter separe as faixas ficaria muito grato ...

Bass On Top





0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial