2008-10-30

Soft Machine



Os Soft Machine foram juntamente com os Pink Floyd e os Tomorrow as primeiras bandas de rock psicadélico underground das terras de sua majestade . Apesar de nunca terem sido uma banda comercial , mesmo na decada de 60 em que a grupo estava no auge eram pouco conhecidos , tiveram uma influencia marcante no movimento underground londrino que procurava novas sonoridades e fontes de inspiração . São também uma das primeiras bandas de jazz-rock da historia , curiosamente as suas primeiras obras serão publicadas apenas muito anos depois de produzidas , ficando ainda o triste episodio de quando a banda em 1967 passou de quarteto para trio porque foi negado ao guitarrista australiano David Allen a entrada no Reino Unido por ter caducado a autorização de permanencia . No ano seguinte a banda seviria de suporte a Jimi Hendrix Experience na tourné pela America , talvez por isso em dado momento os Soft fossem mais conhecidos ai que em casa e o seu 1º album editado tenha-o sido apenas nos USA .


No 2º album da banda , no ano de 1969 , o Volume II , começam as ser notórias e marcantes as influencias do jazz na musica da banda e o progressivo abandono de vocalizações e partes liricas , eventualmente alguns revivalismos liricos seriam recuperados , como no caso da obra Softs de 1976 .
O terceiro album o Volume III traz-nos os Soft como septeto , com uma seção de metais , economicamente invialvel no proximo album manteriam da seção apenas o saxofonista Elton Dean .

Apesar de todo o seu percurso intermitente a banda gravaria cerca de 40 obras , a maior parte desconhecida do grande publico , tendencia que iremos tentar inverter ao longo dos proximos posts , publicando algumas das obras da banda .
Talvez pareça estranho que uma banda tão desconhecida pudesse ter sido tão influente , não se pensarem que a obra Bitches Brew de Miles Davis que os criticos tanto gostam de apelidar como o pai do Jazz-rock surge apenas em 1969 e que 10 anos depois das primeiras obras dos Soft , grupos como os Brand X de Phill Collins , E.S.P. ou Weather Report retomaram a musica dos Soft Machine como base do novo jazz-rock que se propunham construir . Se se derem ao cuidado de ouvir estas bandas encontrarão mais que simples similitudes algumas dificuldades em as distinguir de algumas obras dos Soft Machine .

Fundado por Robert Wyatt e Kevin Ayers , a primeira formação da banda incluia ainda Mike Ratledge e David Allen . Depois de negada a entrada de David Allen para recompor a banda contrataram o futuro membro dos Police Andy Summers , mas as coisas não funcionaram e com ele Kevin Ayers abandonaria também o grupo que voltou a ser um trio com a entrada de Hugh Hooper .
Em 1971 Robert Wyatt abandona a banda a favor da carrerira a solo , talvez embriagado pelo sucesso que Kevin Ayers obtera , a alma da banda tinha partido e embora se mantivesse viva até 1990 nunca mais conseguiu respirar como até então , algumas obras ainda conseguiram um sucesso e reconhecimento que a banda até então nunca conhecera , mas a essencia que a havia tornado numa das bandas mais querida dos movimentos underground desaparecera .


Para os que ainda não conheçam Soft Machine deixou alguns temas de varias obras , no futuro publicarei alguns dos albuns na integra .


Do album ao vivo em Paris 1978 , Alive ans Well Recorded


Odds Bullets And Blades Pt I
Odds Bullets and Blades Pt II
The Nodder






Do Volume III de 1970

Out Bloody Rageous
Moon In June







Do Volume IV de 1971

Teeth
Kings and Queens
Virtually Part II





De 1972 , do Volume V

All White
Piging Bland






Do Volume VI de 1973

Riff
Riff II
E.P.V.





0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial