2008-10-03

Samba 6 Cordas

Este post é dedicado aos guitarristas veteranos do bossa-Nova , a maioria infelizmente já não se encontra entre nós , como é o caso do nosso primeiro guitarrista , Baden Powell . Nascido no Rio em 1937 , cidade onde faleceria 63 anos depois , foi fiel á tradição familiar , como o seu avô musico e chefe de orquestra e o seu pai violinista , dedicou a vida á musica .
A casa onde cresceu era uma especie de jam-club , frequentada por alguns dos conhecidos musicos da época , ponto de encontro para umas caipirinhas e muito samba , foi a primeira escola de musica que Baden Powell frequentou .



Alguns temas por Baden Powell




Manhâ de Carnaval
Samba Triste
Solitário
Berimbau
Chão de Estrelas



Outro famoso guitarrista Carlos Barbosa Lima , nascido em 1944 , tem uma sonoridade diferente da que nos habituamos a ouvir nestes musicos , sintetiza de certa forma a influencia dos dois grandes mestres de quem foi aluno e dois diferentes estilos , o samba que estudou com Isaias Savio , e o classico e flamengo que estudou com um dos maiores guitarristas de sempre , Andrés Segovia .


Chovendo na Roseira
Garoto
Vou Vivendo
Passatempo




Outro dos grandes guitarristas , Laurindo de Almeida , nasceu em S. Paulo em 1917 , contemporaneo de Barbosa Lima com quem gravou num trio donde ainda constava Charlie Byrd (e donde ouviremos uns temas) , tem um percurso longe do samba . Depois da guerra mudou-se para Los Angeles e nos anos de 47-48 toca na famosa orquestra de Stan Kenton . Nos anos seguintes como guitarrista de estudio grava ao lado de musicos grandes do jazz como Bud Schrank , Stan Getz , Modern Jazz quartet e Charlie Byrd .
Na impossibilidade de encontrar trabalhos a solo de Laurindo , temas do album Latin Odissey ao lado de Charlie Byrd , do album Brasil Guitar Magic com Baden Powell e em trio com Charlie Byrd e Carlos Barbosa Lima , do album Music Of The Brazilian Masters .


Temas da obra Latin Odissey ao lado de Charlie Byrd




Latin Odissey
Intermezzo Malinconico
Adiós
Zum And Resureccion Del Angel (Astor Piazzolla)

Temas do album Brasil Guitar Music com Baden Powell

Samba Medley
Barquinho
Samba Triste


Temas do album Music Of The Brazilian Masters , em trio com Charlie Byrd e Carlos Barbosa Dias.

Rosa
Ainda Me Recordo
Pxinguinha
Baia



A minha intenção era apresentar obras destes guitarristas a solo , já não foi possivel com Laurindo de Almeida e quando me deparei com o Tóquinho não resisti a escolher temas onde se faz acompanhar pelo grande poeta , cantor , compositor , diplomata , mas sobretudo um "ser humano" que merece o epiteto , Vinicius de Morais .
Tóquinho como lhe chamava a mãezinha , nick-name que escolheria para nome artistico , Antonio Pecci Filho nasceu em S. Paulo em 1946 , estudou guitarra com Paulinho Nogueira e quando com 17 anos conheceu Chico Buarque começou uma longa carreira que em 1969 o levaria até Vinicius De Morais , acompanhá-lo-ia até 1980 , data em que Vinicius faleceu .
Tóquinho tem um som leve e descontraido que ecoa na voz serena de Vinicius , um dueto que eterniza o samba , sobretudo o samba triste que Vinicius tanto adorava , mas há também umas surpresas no feminino ...

Insensatez
Tristeza
Berimbau
Você
Apelo
Rosa Desfolhada

Para acabar um standart de Jazz , um bem bonito , Lover Man , é bem feito , o jazz roubou tantos temas do samba que estava pedi-las , Lover Man ou talvez Brasilian Lover Man , na voz de Vinicius , no som do Tóquinho .





Para completar este vintage de gutitarristas do samba falta mencionar Luis Bonfá , nascido no Rio em 1922 e falecido na mesma cidade em 2001 . Para vos impressionar poderia dizer que foi ele quem compos os temas Manhã de Carnaval e o Samba do Orfeu e Antonio Carlos jobim (que também era um guitarrista , mas num sentido lato , não estrito )nem era conhecido , não era sequer conhecido mas viria a ser uma sombra que ofuscaria o musico com a catapulta de sucessos consecutivos com que dominou ao lado de João Gilberto (que Também não é estritamente um guitarrista) todo o bossa-nova . Bonfá procurou durante algum tempo novos horizontes nos States onde foi um guitarrista de sucesso , o album Jazz Samba Encore ao lado de Stan Getz é um exemplo







Sambalero
Só Danço Samba
O Morro não tem Vez
Samba Duma Nota Só




0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial