2008-04-29

Toshiko Akiyoshi

Estava a ouvir musica escolhida aleatóriamente quando de repente surgiu esta obra , fiquei impressionado e curioso com o pianista em questão e fui ver quem era . Se ao vasculhar no jazz passasse por um pianista desconhecido com um nome vulgar como por exemplo Roger Carter ou John Lewis tê-lo-ia provavelmente ignorado , mas um nome tão sonante como Toshiko Akiyoshi despertou-me a a curiosidade e levou-me a ouvir cuidadosamente toda esta obra do The Toshiko Trio (um trio clássico , bateria , contra-baixo e piano) .
Fiquei sinceramente agradado com o que ouvi, um jazz de optima qualidade , uma frescura e uma leveza enebriante que lembra por vezes Bud Powell ou mesmo Bill Evans . Imaginando que se trataria de algum musico relativamente jovem ou recentemente chegado ao jazz , já que nunca ouvira este nome , fui saciar a minha curiosidade e tive algumas surpresas ...
A primeira é que não se trata duma obra nada recente , pelo contrário , foi gravada ainda eu nem sequer era nascido , no ano de 1954 , a outra surpresa foi que Toshiko Akiyoshi é efectivamente uma senhora , nascida a 12 de dezembro de 1929 em Dairen na China , filha de pais japoneses , estudou piano e composição na China antes de voltar ao Japão em 1946 onde teve os primeiros contactos com o jazz , tocando muitas vezes ao lado de outro grande pianista nipónico de que um dia mais tarde havemos de falar , Sadao Watanabe.
Coisas do destino , esta pianista japonesa nascida na China (desculpem a incongruencia) seria notada por outro excelente pianista de jazz em tourné pelo japão , o canadiano Oscar Peterson que a convenceu a visitar os USA e dedicar-se exclusivamente ao jazz .

Toshiko assim o fez , estudou entre 1956 e 1959 no Berklee School e quando em 1960 se graduou casou com um famoso saxofonista alto da época Charlie Mariano com quem formou o Toshiko Mariano Quartet que obteve considerável sucesso com a sua primeira obra Candid e dois anos depois teria a honra de integrar a banda dum dos mais famosos contra-baixistas do jazz , Charles Mingus .
A senhora Toshiko Mariano que tinha certamente uma fervorosa perdilação por saxofones ou por homens de muito sopro , casou pela segunda vez com outro famoso saxofonista , Lew Tabackin e em 1972 monta uma Big-Band que integrava nomes famosos como Bobby Shew , Gary Foster e o próprio Lew Tabackin .
Toshiko consegiu uma grande reputação nos USA , algo nada fácil se pensarmos na existente animosidade pós-guerra contra os nipónicos e no facto de ser invulgar na época ver senhoras nos pianos do jazz , no Japão onde regularmente voltaria para concertos classicos e de jazz , Toshiko Akiyioshi é uma consagrada e venerada pianista que conseguiu distinguir-se e escrever o seu nome na restrita elite dos maiores compositoras e arranjistas de jazz das ultimas décadas , ombreando com nomes como o seu principal idolo Gil Evans responsavel entre outros por o album Milestones .

It Could Happen to You
Kyo-Shu
Manhattan Adress
Blues for Toshiko
Softly as a Morning Sunrise





0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial