2008-03-02

Sons Mágicos , A Flauta

A flauta é certamente outro dos instrumentos que gostariamos de ouvir mais frequentemente no jazz . A sua sonoridade doce e suave foi ao longo dos tempos conotada com poderes mágicos pela mitologia , os encantadores de serpentes , o heroi que salva a cidade da praga de ratos ou a Flauta Mágica de Mozart são demonstrativos da sua simbologia no nosso inconsciente colectivo .Pela simplicidade com que constroi uma flauta era presumivel que fosse dos instrumentos mais antigos usados pela humanidade , de facto o aparecimento da flauta é datado na pré-historia , existem flautas muito antigas descobertas em cavernas e escavações arqueologicas , na Eslóvénia foi encontrada uma flauta com 43.000 anos fabricada a partir do femur dum javali , na Alemanha uma flauta de 3 buracos com 30.000 anos e outra com 36.000 foram descobertas numa caverna em 2004 , dois anos antes uma outra com 36.000 anos feita de ossos de cisne tinha sido também encontrada .


A flauta encontra-se espalhada um pouco por todas as culturas , dos pastores aos faunos , um pouco por todo o mundo encontramos a flauta ligada á historia do homem .
É mencionada na Biblia , no Genesis e Jubal aparece como o seu inventor . Na India Krishna é frequentente representado tocando uma flauta , a flauta de Pan é conhecida na Grécia desde o sec VII A.C. e na china foi encontrada no tumulo dum governante a primeira flauta transversal datada de 433 A.C. .


Se dissemos que não abundam violinistas diremos agora que são raros os flautistas no jazz e na pop em geral .







Os poucos que existem são maioritariamente multi-instrumentistas como Rolland Kirk ou Rao Kyao , tocam geralmente sax e flauta preveligiando quase sempre o primeiro .



O musico que vamos falar hoje é um flautista puro , apesar de ter começado por estudar clarinete e tocar também sax , a sua obra centra-se na flauta , falamos de Herbie Mann .
Será dificil conota-lo com um estilo musical defenido , durante a sua longa carreira tocou todo o genero de musica com todo o genero de musicos .
Se durante as decada 50 e 60 o seu nome aparecia associado a fenomenos jazz , maioritariamente ao jazz da época , o bebop , as decadas seguinte levaram-no á pop e ao Bossa-Nova embora nunca se tenha totalmente afastado das origens e apareça em obras ao lado de Chick Corea , Bill Evans , Phil Woods , Roy Ayers ou David Newman .


A exemplo do que dissemos os dois primeiros temas são dois clássicos do rock , A Whiter Shade of Pale dos Procol Harum e o tema Layla da autoria de Eric Clapton , Herbie Mann acompanha um dos mais famoso guitarristas do rock , Mick Taylor .


A Whiter Shade of Pale
Layla


Tres classicos famosos que usurparam as tabelas de vendas , Unchain My Heart , Chain of Fools e um dos meus temas preferidos que já não ouvimos aqui faz muito tempo , Summertime


Chain of Fools
Unchain My Heart
Sommertime


Mais alguns temas de diversas obras de Herbie Mann , Gypsy Jazz do album Eastern European Roots , Coming Home baby do album At The Village Gat e Funky Nassau do album Memphis Underground .


Coming´Home Baby
GypsyJazz
Funky Nassau



Para finalizar 4 temas do album Nirvana , é com enorme prazer que voltamos a publicar musica desse fabuloso pianista que foi Bill Evans , uma relação de cumplicidade perfeita entre o piano e a flauta de Herbie Mann

Nirvana
Willow Weep For Me

Lover Man

Cashmere














Outro grande flautista que não queremos cometer a injustiça de não referir escreveu de forma indelevél o seu nome na história do rock , membro duma banda que defeniu um estilo proprio e único , Jan Anderson fez as delicias de quantos adoram o rock e a flauta como lider da banda Jethro Tull .
Se duvidas houvessem sobre a qualidade e a importancia dos Jethro Tull no rock
progressivo das decadas 70 e 80 , 11 albuns de ouro e 5 de platina esclareceriam-nos sobre o sucesso que teve esta banda inglesa fundada em 1967 e que apesar dos diferentes elementos que por ela passaram teve sempre em Ian Anderson , guitarrista , flautista e compositor , o seu principal lider e responsavel pela musica da banda .

A banda que roubou um Grammy aos Mettalica na classe na classe Hard-Rock sem nunca ter tocado esse tipo de musica, trouxe algo de completamente novo ao panorama musical da epoca , uma mistura bem conseguida de rock , folk , blues e jazz permitiu-lhes disparar para o sucesso com o seu 1º album "This Was" em 1968






Este solo de Flauta permitirá compreendermos não só a qualidade instrumental de Jan Anderson mas também aferir das suas qualidades enquanto compositor responsavel pela banda que atingiu o apogeu com a obra "Thick as a Brick" aqui publicado na integra .






































Seria igualmente injusto não mencionar um musico portugues que tem o seu nome irremediavelmente ligado á flauta , Rao Kyao , que nunca optou por flautas metalicas preveligiando as artesanais de bambu .
Um musico do mundo , um autodidata polivalente , um saxofonista e um flautista de grande qualidade que causou um forte impacto com a obra dedicada ao fado onde preveligiou o saxofone cujas caracteristicas inegavelmente se lhe melhor adaptam .

Lamento Andaluz
Oasis
Ondas
Sa Ni Sa






0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial