2008-03-18

Privacidades Passadas

Nunca consegui deixar de sentir uma certo fascinio pela civilizações antigas , quando penso nas dificuldades com que nos deparamos em manter a nossa sociedade estruturada e funcional apesar de todos os conhecimentos e tecnologias actuais , faze-lo varios milenios atras ultrapassando toda a logistica e estruturas que implica o aglumerado de grandes massas populacionais , foi certamente uma tarefa monumental .
Curiosamente o que sempre mais me fascinou foram os promenores do quotidiano , o dia a dia , as formas de socialização , enfim os pequenos actos que são a base duma sociedade e por vezes encontramos habitos curiosos que hoje em dia teriamos alguma dificuldade em aceitar .
Para os romanos os banhos publicos e os sanitarios ocupavam um lugar de destaque no relacionamento entre as pessoas . As chamadas "cagadeiras" encontravam-se separadas por um escasso meio metro e sem algum tipo de divisórias permitiam que lado a lado , em amena cavaqueira , entre umas farpas e o cheirinho de 20 ou 30 pessoas a defecar , se pusesse em dia a conversa , se fizessem alguns négocios e tomassem conhecimentos dos mexericos que tanto lhes agradava .
Provavelmente algo que hoje achamos inconcevivel ou imcompativel com o nossa noção de privacidade , seria talvez dificil imaginarmo-nos nessa situação , talvez não mais do que um romano sentiria se tivesse de passar horas no transito domingueiro e largos minutos a procurar estacionamento , para se deitar ao sol numa areia suja , numa praia superlotada , ao pé dum mar inundado de salmonelas ...





0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial