2008-03-12

Futebolices

Apesar das criticas pesadas que fazemos aos jogadores de futebol , a verdade é que os adoramos e lá no fundinho ninguém gostaria de ter uma equipa de jogadores certinhos e honestos mas incapaz de nos oferecer vitórias .









E a vitória no futebol é um bocado como o sexo no casamento , embora seja politicamente correcto monosprezar a sua importancia e gostemos de dizer que é apenas mais um dos elementos integrantes da instituição , sabemos que na sua ausencia as probabilidades de sobrevivencia são muito escassas , por isso em troca das vitórias estamos sempre dispostos a perdoar esses pequenos erros aos jogadores como estamos disposto a esquecer quão mal ela cozinha ...



























A importancia que hoje em dia reconhecemos ao futebol não é certamente devida á espectularidade ou beleza do jogo , a maioria são enfafonhos , aborrecidos e sem emoção , passa-se muitas vezes mais de 20 ou 30 minutos sem uma unica ocasião de golo e muitas vezes os desafios são resolvidos por erros dos arbritos . Porque tem então o futebol esta tão grande inportancia na nossa sociedade ?














O futebol sublima e canaliza alguns dos mais enraizadas e antigos arquetipos da humanidade como a noção de territorio ou a sensação de perigo que representam elementos exteriores á comunidade , elementos sempre dispostos e conquistar quer os nossos territorios de caça quer as nossas femeas e apesar de já não caçarmos nem termos de lutar por femeas , o peso genetico do passado é mais forte que a nossa propria consciencia desses factos . Por isso reagimos tão irracionalmente a um simples jogo como se toda a nossa vida disso dependesse , dai a violencia , os insultos e os comportamentos absurdos .









Voces acreditam que no emprego já tive de intervir entre duas velhotas já com mais de 70 anos , antes que chegassem a vias de facto , por causa do futebol ?
Eu acredito sinceramente que a carga emcional que emprestamos ao fenomeno começa a tomar proporções preocupantes , lembram-se do desastre que afastou as equipas inglesas das competições europeias durante uns anos ? Lembram-se quantas pessoas morreram ?











Apesar de na antiguidade a violencia desmesurada ser um facto comum , o desporto era entendido como pacificante e unificador dos homens , na Grécia as proprias guerras eram imterrompidas durante os jogos Olimpicos , hoje em dia pelo contrário são utilizados por grupos de extrema-direita e gangues como palcos de confrontação e imcompreensivelmente muitas vezes financiados pelas proprias instituições .
















Já que falamos de futebol e antes que me comecem a dizer que não tenho um minimo de patriotismo , quero que saibam que fiquei muito triste com a eliminação do Benfica , no minimo tão triste quanto os benfiquistas quando o Porto foi eliminado pelo Schalke 04 .
Quero de qualquer formar desejar boa sorte ao Sporting e não estou a ser cinico , sinceramente espero que passe a eliminatoria , apesar de ser um clube de mouros é um clube que tem uma postura que deveria servir de exemplo , a mentalidade que está a ser cimentada no Sporting acabará por dar frutos a seu devido tempo , façam pela vida que nós daremos uma ajuda quando o vizinho vier jogar ao Dragão , será com muito prazer que contribuiremos para o vosso 2º lugar e acesso directo á ligas dos Campeões

Para melhorar o futebol talvez devessemos escutar a opinião dos espectadores , existem alterações que seriam muito bem-vindas ao futebol , lembra-me dum comentario da irma da minha sogra , uma aldeã humilde , ao ver um jogo não conseguiu deixar de desabafar :
- Taditos , como eles correm atrás da bola , porque não lhes dão uma bola para cada um ?





0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial