2008-02-14

LinuzDica


Tenho uma novidade que possivelmente vai deixar contentes os utilizadores
ou potenciais utilizadores do Linux .
Um dos problemas mais aborrecidos do linux é a configuração do modem e o acesso
á rede , quem já tentou sabe do que estou a falar , é muito dificil configurar um
modem USB neste sistema operativo , mas existe uma alternativa e passa por deitarem
fora o vosso modem USB e adquirir um modem que se ligue á net através da placa de rede com um cabo LAN .
Estes modens possuem duas entradas (contrariamente aos USB que possuem apenas uma) uma RITA donde sai a ligação para o a ficha do telefone e uma LAN que como disse liga o modem á placa de rede ( se não possuirem uma é um investimento de 6 euros e basta introduzi-la nas ranhuras próprias da placa mãe ) . Dos tres linux que experimentei , o Suse , o Ubuntu e o Mandriva , todos reconheceram automaticamente o modem e executaram de imediato a ligaçãoá rede , simplex , acho que o Sócrates vai gostar de ler isto ...

Portanto se usavam a desculpa da dificuldade da ligação á net para não usarem o linux , vão ter de encontrar outra , vá por mim , se o seu modem não é LAN , lance-o fora e compre um LAN . Mesmo no que se refere ao sistema Windows o modem LAN é muito mais fiavel e estavél , evita aqueles problemas chatos da rede sempre a cair , as falhas e a propria velocidade de transmissão é mais constante .

Como devem saber o Linux é um sistema operativo gratuito ( embora existam versões comerciais pagas ) que pode ser descarregado da NET , assim como o Office.org (um clone do Office do Gates) e todos os aplicativos que fazem tudo o que faz o Windows e muito mais .
Os rookers devem talvez optar pelo Suse Linuz , uma versão especialmente criada para quem dá os primeiros passos , com um ambiente gráfico em tudo igual ao Windows e com as vantagens que lhe são reconhecidas , sobresaindo a reconhecida estabilidade dos sistemas UNIX e o facto de ser um sistema imune a virus , embora existam virus para o Linux , o pior que podem fazer é destruir a vossa pasta pessoal , o acesso ao sistema está vedado e só introduzindo a password do administrador é possivel alterá-los .
Mesmo assim a pasta pessoal pode também ser protegida por uma palavra passe ou simplesmente alterando as permisssões da pasta para READ ONLY .



0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial