2008-02-06

FOCUS


FOCUS , editada em 1961 pela Verve com a assinatura de Stan Getz , reune entre a maioria dos criticos de jazz o consenso que se trata da obra mais importante da sua discografia .
Depois de muito ter tentado sacá-lo da net , infrutiferamente , acossado pela curiosidade atormentadora acabei por comprar o CD .
A desilusão manifestou-se rápidamente , nunca fui muito fã de acompanhamentos de orquestra em musica ligeira , ademais as composições traçam caminhos poucos vulgares para stan Getz , um musico de jazz classico conservador , pouco propicio a desvios , e talvez a mais pura das verdades tenha sido que criei expectativas e fantasias alicerçadas no meu gosto pessoal .
Foi uma primeira impressão negativa que viria a ser corrigida com uma olhar mais profundo á obra e com um pouco de esforço para contraiar a tendencia inata dos humanos recusarem o que é diferente .
Sendo no minimo uma obra atipica , peças de jazz para orquestra de camara não são muito vulgares no jazz desta época , nem em Stan Getz , contou com a ajuda preciosa de Eddie Sauter responsavel pela maior parte dos arranjos de orquestra . É uma obra que merece ser ouvida , contem temas e sonoridades muito belas , como Stan Getz sempre nos habituou , aqueles que como eu detestam aquele irritante acompanhamento de fundo dos violinos , façam um sacrificio , são mais uma exepção que uma regra ...


Se querem saber se fiquei desiludido com a obra que ostenta o selo de a mais emblemática de Stan getz , digamos apenas que como referi afasta-se um pouco das minhas fantasias , depois de a ter escutado com a devida atenção parece-me uma obra fantastica num campo dificil , não o da fusão do jazz com a musica classica mas da coexistencia pacifica e harmoniosa entre ambas .

Além de Eddie Sauter colaboraram nesta obra Hershy Kay , The Beaux-Arts String Quartet , Gerald Tarack , Allan Martin , Jacob Glick e Bruce Roger .

Alguns temas da obra , e já agora gostava de saber a vossa opinião sibre este album de Stan Getz ...



A Summer Afternoon
Her
I Remember When
I´m Late , I´m Late
Night Rider
Once Upon a Time
Pan













0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial