2007-11-12

Monty Alexander

Durante muitos anos os pianista de jazz americanos monopolizaram o meio não dando qualquer tipo de chance á concorrencia de outros paises . Varios factores poderão explicar este facto , o principal talvez a falta de um ensino institucionalizado do jazz e a falta da indespensavel escola que é o contacto e a troca de experiencias que as Jam-sessions e concertos proporcionavam aos musicos norte americanos .
A própria desconfiança do publico para com um jazz deslocado das suas raizes não terá ajudado também muito , mas as novas tecnologias , a facilidade de deslocação e uma nova mentalidade na forma de abordar o jazz trouxeram para primeiro plano pianistas de todo o mundo como por exemplo o japones Sadao Watanabe , o italiano Enrico Pierannunzi , a italiana Rita Marcoutuille , o cubano Gonzalo Rubalcaba ou o musico de que vamos falar hoje , o jamaicano Monty Alexander .


Monty Alexander nasceu em 6 de junho de 1944 em Kingston na jamaica , começou as aulas de piano aos 6 anos , contudo acreditava que como os seus idolos , Nat King Cole , Dizzy , Sinatra ou Amstrong , homens vindos da rua , o estudo da musica era algo desnecessario e assim com a idade de 14 anos encontramo-lo tocando em grandes night-clubes integrando as bandas residentes e criando rapidamente fama em toda a Jamaica sobretudo com a banda que dirigiu entre os nos 58 e 60 , Monty and the Cyclones .

Chegou aos Estados Unidos em 1961 , dois anos mais tarde integrava a banda de Art Mooney´s nos night-clubs de Las Vegas e Nova-Iorque onde se faria notar por Sinatra a quem viria a acompanhar , mas deu sobretudo na vista a outro grande musico que deciciu contrata-lo , Milt Jackson , vibrafonista dos Modern Jazz Quartet , que lhe abriria definitivamente as portas do jazz .



Monty de quem se diz combina a influencia de Oscar Peterson com o Soul de Gene Harris e Nat King Cole na criação do seu estilo tão próprio , gravou o primeiro album como leader em 1967 , Sello , ao qual se seguiriam quase mais uma cinquentena de obras das quais poderão ouvir alguns dos exertos .




Do album de 1982 Triple Treat onde o trio de Monty tem um convidado muito especial , o guitarrista Herb Ellis ,um tema muito conhecido de todos   Meet The Flinstones   . Um album interessante de Monty é Start It Up de 1999 , uma homenagem á musica de Bob Marley com temas como   I Shot The Sheriff  ,   Jasmin   ou   Runnig Away  

Um som diferente no Festival de Montreux de 1976 , de novo em trio , John Clayton no baixo e Jeff Hamilton na bateria ,   Fellings  e   Night Mist Blues , doutros albuns do trio ,  : Monticello e   Fly Me To The Moon

Para terminar um tema especial , esta versão de   I Can´t Get No Satisfaction



0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial