2007-11-30

John McLaughlin

Contrariando a filosofia deste blog hoje vou falar de um musico de que não gosto (leia-se não é dos meus preferidos nem me seduz particularmente) .
Trata-se contudo de um excelente musico , um dos nomes mais sonantes do jazz-rock , um curricullum invejável , estão-se a perguntar porque raio não gosto então do homem ? Bom , existem musicos que quando improvisam soam-me sempre da mesma forma , previsiveis , monotonos , repetitivos ,escravizam o instrumento ou são escravos de formulas esteriotipadas a que não conseguem fugir , não pretendendo por em causa a sua qualidade estes pensamentos refletem apenas um gosto e uma opinião pessoal .



Estou a falar de John McLaughlin , surpreendidos ? Uma olhadela ao curriculum eslarecerá que tipo de musico estamos falando .
Este ingles nascido em Yokshire no ano de 1942 , começou a estudar guitarra aos 11 anos , gravou o 1º album Extrapolation em 1969 , nesse mesmo ano parte para os USA onde integra a banda do baterista Tony Williams , Life & Time , dois anos mais tarde aprarece ao lado de Miles no In a Silent Way e no album tido como o pai do jazz-rock , Bitches Brew .

Em 1971 forma os Mahavishnu Orchestra , uma das primeiras bandas de jazz-rock , um fenomeno musical com uma sonoridade inédita composto por execelentes musicos como o baterista Billy Cobham , o violinista Jerry Godman , Rick Laird no baixo e Jan Hammer nas teclas .
Entre os anos 71 e 73 gravam 3 obras , da primeira , The Inner Mounting Flame , foram extraidos os temas abaixo . Num proximo post aboradaremos o 2º album , Birds of Fire , uma verdadeira obra prima que merece por direito um espaço próprio .




A Lotus in Irish Streams
The Dance of Maya
The Inner Mounting Flame
You Know You Know






Em 1974 os Mahavisnhu são reestruturados , apenas ficará John da banda original que agora conta com Jean Luc Ponty no violino , Gayle Moran nos teclados , Ralph Amstrong no baixo e Michael Warden na bateria .

John Mc Laughlin tem um curriculum invejável tendo acompanhado ou liderado imensos nomes grandes do jazz como John Surman , Bill Evans (sax) , Joey di Francesco ou Dennis Chambers , sendo contudo de sublinhar os trabalhos do trio de guitarras onde acompanha Al Di Meola e Paco di Lucia , alguns temas deste trio inédito de guitarras acusticas



Azzura
Fantasia Suite
Frevo Rasgado
Manhã de Carnaval
Passion Grace & Fire



0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial