2007-09-27

Guimarães Jazz




     Apesar de sermos um país longe do jazz e com o jazz longe do coração , não podemos de forma alguma queixar-nos da qualidade dos concertos com que temos sido presenteados quer pelos diferentes festivais de jazz que vão do Minho aos Açores , quer pela actividade de outras entidades culturais



















     Depois de termos visto anunciado no Douro Jazz a presença de entre outros grandes musicos o nome de Billy Cobham , o Guimarães Jazz a realizar de 8 a 17 de Novembro no Centro Cultural de Vila Flor demonstra uma ambição louvavél anunciando nomes sagrados do jazz como o saxofonista noruegês Jan Garbareck , o guitarrista John Scofield , o saxofonista Pharao Sanders e até mesmo o pianista que há mais de 50 anos Miles elegeu como o seu preferido , Ahmad Jamal

























     De sublinhar também uma presença muito especial , o flho de John coltrane , Ravi Coltrane .
     Paralelamente surgirá a oportunidade de ver algo raro entre nós , duas big-bands , a big-band da ESMAE conduzida por Orrin Evans e a Charles Tolliver Big Band .
     Mas não é tudo , o festival incluirá uma serie de Jam-Sessions onde participarão
Orrin Evans , Daryll Hall , Stacy Dillard , Alex Spiagin e Donald Edwards .

     Os musicos citados dispensam apresentações , sobre eles já foi vertida aqui muita tinta e muta musica publicada , por isso sem mais ficam apenas alguns temas para que os mais distraidos possam recordar os diferentes tipos musicais a que cada um se encontra associado , Garbareck e Scofield musicos ligados a diferentes tipos de fusion e Jamal e Sanders ao jazz clássico .






     Jan Garbareck é um dos musicos que encontramos frequentemente envolvido nos mais diversos projectos com os mais diferentes musicos que marcam o jazz actual .Aqui dois temas   Star   e   Snowman   na companhia de Miroslav Vitous e Peter Erksine .;  Der Wann    com Kenny Wheeler , John Abercombrie , Dave Holland e Jack Dejanete e   Goddess   com Miroslav Vitous . Se gostam de musica religiosa vão ficar encantados com os tres temas seguintes na companhia dos The Hilliard Emsemble ,   Ave Maria Stella  , Agnus Dei    e   O Salutaris Hostia  . Jan Garbareck far-se-á acompanhar pelo contrabaixista Eberhard Weber , Rainer Bruninghaus no piano e Manu Katché na percussão , é dificil saber o que esperar desta banda e que tipo de musica estará o Jan disposto a oferecer-nos , seja o que for será certamente um bom espectaculo
























    John Scofield é há muito tempo um dos mais respeitados guitarristas do fusion , uma tendencia que sobressai mesmo em standarts de John Coltrane como   Giant Steps   e   Moment´s Notice   ( com Larry Corryell ) ou neste pouco ortodoxo   Summertime   ao lado de Pat Metheny . Musico versatil e tecnicista , encontramo-lo amiude também em projectos Funkye como nostemas   Ideofunk   e   jazz Guitar Funk .
     Outos temas que talvez tenhamos a sorte de ouvir no Guimarães Jazz   Loud Jazz   ,  Spoons   ,   Drop and Roll   ou   Play   , aqui na companhia de Mike Stern . john Scofield é em qualquer dos casos sempre a garantia de um espectculo de luxo
























     Se mesmo para os ouvintes mais desinteressados do jazz os nomes de Jan Gabareck e John Scofield não sejam talvez novidade , não se poderá dizer o mesmo de Ahmad Jamal e Pharao Sanders que apesar do serem dois pesos pesados representam uma geração anterior de Jazzmen , puristas geralmente desligados da eletrónica e das fusões , musicos com um curriculum invejável se nos lembrarmos que Sanders antes da carreira a solo acompanhava John Coltrane e Ahamd Jamal foi durante muito tempo o pianista favorito de Miles .

     Sanders participou nos Emsembles de Coltrane do meio da decada 60 , a sonoridade rude e abrasiva que recorria frequentemente aos agudos extremos encaixava a preceito nas experiencias vanguardistas e Free de Coltrane . O futuro revelaria um Sanders diferente , o tempo tornaria o som mais polido e melódico de acordo com as novas necessidades musicais acabado o periodo de ouro da « New Thing » .

     Se bem que a História lhe tenha quase sempre negado o estatuto de outros grandes pianistas , Ahmad Jamal também nunca precisou disso para se impor entre os melhores , nunca foi musico de demonstrações vaidosas e preferia usar o silencio e a manipulação de espaços , a tensão e o relaxe na criação de efeitos dramáticos em detrimento das próprias notas . Esta filosofia minimalista de aproximação ao jazz caracteristica dos trios que liderou impressionou os colegas comtenporaneos e influenciou musicos tão importantes com Miles Davis .




     Em 2000 no Olympia de Paris , pouco tempo depois de ter festejado 70 anos , Ahmad Jamal brindou publico com algumas interpretações magistrais como   Night Of Thousand Eyes  e os clássicos   Autumn Leaves   e   How Deep Is The Ocean . A banda era formada por Jammes Cammack no baixo , Idris Muhammad na bateria e George Coleman no sax tenor .
Contudo Jamal preferiu sempre trabalhar no trio clássico , a introdução dum metal é mais a excepção que a regra como o provam alguns dos temas  If I Find You Again  ,  Fantastic Vehicule e And We Were Lovers do album Nature se 1986 .
















     Pharao Sanders não me dificultou a vida em relação á musica a postar dado que tenho apenas 5 temas , não sou muito fã deste tipo de sonoridade rude e abrasiva que alguns saxofonistas cultivam e cultivaram sobretudo durante o periodo da New Thing ( jazz vanguardista e o free ) , não implica uma falta de técnica ou virtuosismo , encontramos esta tendencia no próprio Coltrane , é apenas uma questão de gosto pessoal .
Tres temas , Our Roots   ,  Khalid of Space  e  The Creatir Has a Master Plan
















    Se tivesse de escolher um entre os quatro escolheria Ahmad Jamal , amaldiçoar-me-ia o resto da vida por não ter optado por Jan Gabareck e ficaria certamente muito triste de não ouver John Scofield , de qualquer forma apostaria mais na presibilidade de Jamal que na imprebisilidade de Gabareck , se ouviram com atenção os temas anteriores já terão percebido porquê .



0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial