2007-09-19

Chet Baker , again ...



Será dificil acreditar que um dos maiores musicos de jazz , depois de uma longa e brilhante carreira e de mais de uma trintena de obras , poucos momentos antes de morrer tenha visto vedado o acesso ao quarto onde entre seus poucos pertences se encontrava o inseparavel trompete e sofrido a humilhação da exigencia do pagamento adiantado no quarto dum hotel rasca de Amesterdão .
Foi do 4º andar desse hotel que Chet Baker saltou , caiu ou foi simplesmente empurrado pela velha amiga , foi na calçada de pedra duma rua anónima da capital da Holanda que finalmente Chet Baker encontrou a paz de espirito que toda a vida em vão procurou . Estavamos em 1988 .



Morreu sem saber que o futuro lhe reservava um lugar de honra na história do jazz , sem saber que muitos anos mais tarde muitas pessoas como eu , o venerariam e respeitariam , sem saber que o respeito que gozavam os que o desrespeitavam seria enterrado com eles , mas o seu seria eterno .

Vitima constante da ignorancia de todos os que classificavam a sua obra pelos valores da sua existencia , viu constantemente negado o reconhecimento que outros musicos de importancia questionavel tiveram , deixou-nos uma imensa e valiosa discografia , no testamento deixou a todos quanto gostam de musica a voz masculina mais bela da historia do jazz .



É meu profundo desejo que Chet Baker descanse na paz que nunca teve em vida , é profundo também o meu agradecimento pelos deliciosos momentos que sempre me proporcionou a audição da sua obra e o encanto que a sua voz tem prestado á minha existencia .



Há algo inconfortavél na musica de Chet , o sofrimento como componente musical incomoda-me um pouco , sem o sofrimento a obra de Chet seria inevitavelmente diferente , melhor ou pior , não seria esta que tanto adoro , a obra que tanto adoro e admiro é direta ou indiretamente construida no sofrimento de alguem por quem sinto algo mais do que seria normal sentir por um musico , uma obra inconfortavelmente agradavel , acham que tou a precisar dum psiquiatra ? Sejam sinceros ...


Escolhi um album com um titulo um tanto significativo , Le Poete du Jazz , um album editado em 2003 , não faz parte da discografia original , será uma coletanea duma editora qualquer , uma seleção muito feliz diria , mais uma vez « A Voz » ...

Um Clássico , My Funny Valentine , duas versões , a primeira voalizada a segunda apenas instrumental

My Funny Valentine 1
My Funny Valentine 2

Uma pra Folhita

You Don´t Know What Love Is

Tres temas não tão conhecidos

Sweet Lorraine
I Fall In Love To Easly
My Old Flame



Neste video do ano de 1986 , dois anos antes da fatidica queda , Just Friends , mesmo não tendo a tonalidade limpida e cristalina de outros tempos , uma voz arrepiantemente bela e a companhia sempre agradavél de outro grande senhor do jazz , Stan Getz .







1 Comentários:

Às 15:00 , Blogger Titá disse...

ehehehe Ad eu bem digo que ainda te converto ao SCP

Nunca te vi escrever tão bem.
Beijos

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial