2007-09-14

Billy Cobham no DouroJazz

O DouroJazz não se tem poupado a esforços para trazer até nós os mais conceituados e miticos musicos do jazz moderno , depois de o ano passado ter apresentado o violinista francês Jean Luc Ponty , quando parecia difcil elevar a fasquia , num concerto único e inédito em Portugal , Billy Cobham .
Se seria questionavel dizer vamos ter o prazer de ouvir o melhor baterista que o jazz conheceu , todos concordarão que estamos perante um musico muito especial , inovador e versatil , que faz soar o instrumento duma forma unica e peculiar , subdividindo os tempos até ao infinito , tocando nos contra tempos , criando ritmos capazes de por a mexer alguem em coma .
Seria uma enorme injustiça reduzir Billy Cobham a um brilhante instrumentista relegando a sua classe como compositor e arranjista , se se lembrarem do tema "To the Woman in my Life" ou "Song for a Freind" postados já várias vezes aqui ,compreenderão o que quero dizer , as obras de Cobham ao contrário do que seria talvez de esperar , não preveligiam o ritmo em detrimento da melodia , procuram uma fusão perfeita entre ambas e conseguem-no quase sempre .

Escolhi os temas abaixo do album "Drum and Voice : All That Groove" editado em 2002 , por ser um album atipico numa discografia que nunca ou raramente previligiou vocalizações , não foi possivel encontrar referencias á obra pelo que não tenho como vos informar sobre os musicos que o acompanham .

O primeiro tema é um standart editado pela primeira vez no album Spectrum , o tema Red Baron , outros temas do album :

Leaving Now
Now That You´re Gone
Hands Up
Sensations
I Want You Back




O espectáculo realiza-se no Teatro de Vila Real dia 20 de Outubro ás 22 horas e Billy Cobham será acompanhado pelos musicos franceses Philipe Chayeb no baixo , Jean Marie Ecay na guitarra e Christophe Cravero no piano e violino e ainda pelo musico ingles Junior Gil .




No video seguinte vamos encontrar um Billy muito diferente , então com 24 anos , em 1968 , acompanhando o pianista Horace Silver , curiosamente de ascendencia portuguesa
, um dos percusores do Soul Jazz .










0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]

<< Página inicial