2007-09-10

As Coisas Que Aqui Se Aprendem

O calão tende a ser visto como um acessório inutil da linguagem , simbolo duma educação inferior , até dum mau caracter , um estigma social ...
Temos tendencia a desprezar as palavras ditas malcriadas esquecendo a força descritiva que emprestam a substantivos e expressoes , á defenição inequivoca dos nossos sentimentos , se alguem continua interruptamente a chatiar-vos , não encontrarão melhor forma de lho fazer perceber do que « Vá Chatiar a Granda Puta Que o Pariu » . Se alguem vos pede dinheiro emprestado , isto tá mal , não é boa altura , o outro vai certamente continuar , vê lá , dá um jeito , mas se quando vos pedir lhe disserem « Olha , chupa-me aqui » , acabarão de imediato as insistencias .
Se quisermos dizer a alguem quão grande é uma coisa , podemos usar enorme , grandalhão , imenso , ou uma simples comparação que não deixará duvidas a ninguem , é « grande comó caralho » ... Alguém que mora longe , mora do outro lado do mundo , até onde Judas perdeu as cuecas , mas nenhuma expressão será tão intensa como o gajo mora « na cona da mãe Street » , se queremos dizer a alguem que é muito feiinho , recorremos a horroroso , arrepiante , mas a descrição perfeita será sempre « Cara de Cu » , se quisermos ser mais subtis , a tua cara e o meu cu podiam ser bons amigos ...
O uso nos ditados populares da-lhes uma acutilancia e uma profundidade so comparavel com o Taoismo . Vejam-me só a profundidade desta citação :
- Quem não sabe foder até os culhões estorvam ... ou
- Quem lhe comeu a carne que lhe coma os ossos
- Um homem sem cornos é como um jardim sem flores .
A própria noção profunda de beleza popular encontra-se encerrada neste ditado :
- Bonito , bonito , é os culhões a bater no pito ...



5 Comentários:

Às 10:54 , Blogger Titá disse...

;-0

estou em choque...já nao bastava a história dos ratos, agora esta...acho mq nao te falo mais

 
Às 12:20 , Blogger Titá disse...

Talk Show man...está visto que o Ad não gostou do almoço...V~e bem o humor dele neste post...e ainda por cima não me deixou dormir com a história dos ratos...acho que vou amuar outra vez, que te parece???

 
Às 14:14 , Blogger Talk Talk disse...

Eu se fosse a ti amuava... até porque se de facto ele não gostou da companhia no almoço quem fica amuado sou eu!!
Acabaram-se os farrobadós com as hostes de russas, polacas, dinamarquesas, catarginesas e afins!

 
Às 15:03 , Blogger Titá disse...

Oh Talk não sei se gostou do almoço ou não, mas que hoje está de mau humor...tens q admitir...já para não falar da noite...

 
Às 21:47 , Blogger Suga_Mentes disse...

O que é que no post vos leva a pensar em mau humor ?
Tava até muito bem disposto e estou a pensar fazer um estudo aprofundado das implicações do calão na lingua portuguesa , varias pessoas ate já se disponibilizaram para ajudar , entre elas o Saramago .

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial