2007-08-06

Contos da Primária - Texto 2

        O meu relacionamento com o sr Areias teve um volte-face apos a 1ª prova de aferição . Fiz uma prova impecavel , sem erros , a melhor da classe ... A mudança no meu estatuto de " o transpirado de letra feia " para o " melhor aluno da classe " teve como consequencia imediata ter ganho o seu respeito e a minha vida tornou-se bastante mais facil .
        Se estão a pensar que era um génio, estão enganados . Dado que nesse tempo não havia infantarios , entre os 4 e os 7 anos , passava parte do dia com duas irmãs , professoras reformadas que comigo e mais meia duzia de putos formaram uma autentica classe de aula , aprendi a ler e escrever , tabuada , aritmetica ,ciencias naturais , história ... Quando cheguei á primária estava pronto para pro liceu ...

A verdade é que o Areias se tornou mais condescendente comigo e permitia-me amiude discordar , por vezes quase exigia , quando discordava fazia-o com palavras , não com a régua ... Também nunca foram muitas , só se não pudesse evitar , já se imaginaram a atravessar um campo minado ? Qualquer palavra caida podia despoletar uma catastrofe ...

Claro que isto mais tarde ou mais cedo se iria voltar contra mim ...
Um dia chego ao recreio , enorme confusão , o pessoal queria pedir ao prof se os deixava sair mais cedo 30 minutos para poderem ver um jogo de Portugal , não me lembra exactamente qual , acho que dava acesso creio aos oitavos de final ou parecido , a seleção portuguesa nunca na vida tinha chegado tão longe , tinhamos eliminado o Brasil , todos acreditavamos religiosamente que iriamos ganhar o Mundial e era a histeria total .
O problema era a falta de um voluntario com coragem suficiente e total desprezo pelas mãos , para levar o pedido ao prof .
Inevitavelmente surgiu a ideia que eu seria a pessoa ideal . Deixei logo claro que nem pensar , só se fosse maluco ou não gostasse das minhas mãozitas . Fui pressionado e encostado á parede , numa manobra desesperada de evasão disse :
- Tá bem , até o posso fazer mas quero 30 cromos e só de jogadores da nossa seleção .
Sabia bem os sacrificios que passavamos para arranjar os cromos e claro que ninguém iria estar disposto a abdicar deles .
O Fredo Ranhoso , com os seus 15 anos e 1 metro e setenta e tal de altura fez voz grossa e disse :
- Tá tudo a tirar os cromos cá pra fora , há algum problema ?
Tirou meia duzia de cromos a cada um juntou os 30 cromos , entregou-mos e meteu os restantes ao bolso . Concluiu :
- Bora lá , fala com o prof ...
De imediato deu-me volta aos intestinos , a boca estava tão seca que nem conseguia falar , tiha-me metido numa grande alhada ...

A aula começou e todo o pessoal me olhava e silenciosamente diziam com os labios , diz , anda lá , fala ....
Não tive outro remédio ...

Sr Professor dá licença que lhe faça um pedido ?
Os meus colegas pediram-me se falava com o sr, se nos poderia deixar sair mais cedo um bocadito para podermos ver o jogo de Portugal na TV , começa ás 5 horas . Tentei uma cartada de desepero , é o nosso Pais Sr prof , É Portugal ...

- Ai os meninos querem sair mais cedo da escola para irem ver futebol ?
Aquele tom sarcastico fez-me gelar a espinha , o prof continuou , os meninos que tem televisão levantem o braço .
A minha turma era quase exculisavemte formada por putos das ilhas , muitos nem 2 refeições por dia faziam , quanto mais ter uma TV , tres gatos pingados puseram o dedo no ar ...
O Areias continuou , deixa-me ver se percebi bem , tu interrompeste a minha aula para me pedires para sairem mais cedo , para verem um jogo de futebol numa televisão que não esiste , é isso ?
Nem respondi , acho que também já nem seria capaz de articular uma unica palavra ...
O prof tirou os oculos , fez uma pausa de alguns segundos que pareciam dias e rematou :
- Muito bem , podem todos sair ás 5 menos um quarto , todos menos o Ad que vai ficar aqui comigo até tocar a fazer uns exercicios .
Naquele momento mesmo que tivesse dito que tinha de ficar um mes , dia e noite , teria ficado muito feliz ...

Sairam todos , fiquei eu e prof , deu-me uns exercicios para fazer e passado 10 minutos disse :
- Arruma as tuas coisa e vai embora , livra-te de mais alguma vez interromperes a aula seja por que motivo for , estamos entendidos ?



0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]

<< Página inicial